Carros sonhados
Sonhos automobilísticos que não se pode comprar: atrás de portas trancadas nascem fascinantes estudos de concepção no Centro de Desenvolvimento de Weissach. Eles são exercícios de destreza no processo de moldagem do futuro.
“Uma vez feita essa viagem imaginativa pelo futuro, a perspectiva do presente se transforma” Michael Mauer sobre o significado de carros-conceito
Os estúdios de Design da Porsche em Weissach são o núcleo generativo dos carros esportivos do amanhã. Porém, Michael Mauer e sua equipe não trabalham somente nas linhas de veículos de modelos atuais e futuros. O diretor de Design também dirige paralelamente uma equipe de desenvolvimento experimental para conceitos visionários – um vibrante projeto de viagem pelo tempo com liberdade criativa total. A missão dos projetistas é viajar dez, vinte ou trinta anos pelo tempo, imaginar o futuro e de lá voltar trazendo novas ideias. Assim, travam-se debates, contesta-se parâmetros de pensamento e abre-se o caminho a inovações. “Não se trata de transformar todas as ideias em carros a serem colocados na rua, mas de ampliar o mundo das possibilidades e iniciar uma relação com o futuro”, explica Mauer. “Uma vez feita essa viagem imaginativa pelo futuro, a perspectiva do presente se transforma.”
PORSCHE 919 STREET
ANO: 2017
STATUS: modelo em massa clay na escala 1:1
CONCEITO-BASE: com o Porsche 919 Hybrid, a Porsche venceu três vezes as 24 Horas de Le Mans. Com base no carro de corrida LMP1, o diretor de Design Michael Mauer e sua equipe criaram esta visão de uma edição limitada para pilotos privados.
Porsche Boxster Bergspyder
ANO: 2014
STATUS: protótipo móvel
CONCEITO-BASE: o Porsche 909 Bergspyder foi o carro de corrida mais leve que a Porsche já usou no automobilismo – apenas 384 quilogramas. Com o Porsche Boxster Bergspyder, Michael Mauer e sua equipe de design reverenciaram-se perante o lendário esportivo das serpentinas. Ao mesmo tempo, eles também mostraram que a série Boxster 981, com seu baixo peso e o possante motor central, também é propícia para conquistar as curvas dos Alpes.
Porsche Vision Turismo
ANO: 2016
STATUS: modelo sólido na escala 1:1
CONCEITO-BASE: na verdade, o protótipo prateado brilhante foi desenvolvido primeiramente como estudo experimental de um superesportivo de quatro portas e motor traseiro. “Mas então notamos que a ideia poderia ser melhor implementada com um motor 100% elétrico,” recorda-se Mauer. Dessa forma, o Porsche Vision Turismo foi um blueprint que permitiu o desenvolvimento do Porsche Taycan.
“Trata-se de ampliar o mundo das possibilidades”
A Porsche agora abriu as portas dos arquivos secretos dos estúdios de Design. São carros-conceito audaciosos, fascinantes e surpreendentes, concebidos durante quase duas décadas sob a direção de Mauer. O leque de projetos de design em execução na fábrica de sonhos é único. As ideias comportam-se em uma trama suspensa entre evolução e revolução. Frequentemente, a gloriosa história da marca serve de fonte de inspiração. Como no caso do projeto de um moderno Porsche 911 Vision Safari ou da reinterpretação do Porsche 904. A tecnologia automobilística para muitos dos chocantes hypercars está praticamente defronte à porta dos projetistas: no Centro de Automobilismo da Porsche. Por uma razão evidente, ele é parte integrante do Centro de Desenvolvimento em Weissach. Assim, um carro de corrida de Le Mans feito para andar na rua é tão viável quanto um veloz carro de Fórmula E para clientes. De tempos em tempos, inspirações concatenadas trazem resultados espantosos. Assim, a partir do conceito de um superesportivo com quatro portas e motor traseiro surgiu o blueprint do Porsche Taycan 100% elétrico.
Porsche Vision E
ANO: 2019
STATUS: modelo sólido na escala 1:1
CONCEITO-BASE: na Fórmula E, a tecnologia do futuro é colocada à prova com alta potência e levada a seus limites. Baseando-se no Porsche 99X Electric, a equipe de design desenvolveu um levíssimo carro de corrida de um lugar para pilotos privados. A sensação 100% elétrica deve ser de tirar o fôlego.
Porsche Vision Spyder
ANO: 2019
STATUS: modelo sólido na escala 1:1
CONCEITO-BASE: purista, plano e rápido pra valer: como modelo para a reinterpretação do Porsche 550 Spyder serviram o “Little Bastard” de James Dean e o carro de corrida Carrera da Panamericana da década de 1950. Com o estudo de conceito também aprimorou-se a identidade do design dos esportivos com motor de combustão da Porsche.
Porsche Le Mans Living Legend
ANO: 2016
STATUS: modelo sólido na escala 1:1
CONCEITO-BASE: esse enérgico superesportivo de rua baseado no Porsche Boxster lembra o pioneiro Porsche 550 Coupé, que largou em 1953 nas 24 Horas de Le Mans. Capôs dianteiro e traseiro abrem em sentido oposto, a entrada de combustível fica no centro da dianteira. Na traseira, acomoda-se um oito cilindros com ronco nada moderado.
Quando os projetistas esquecem todas as convenções do fabricante de carros esportivos em sua viagem pelo tempo, eles testam novos formatos de automóveis. Será que um carro para até seis pessoas é compatível com os valores da marca? Como seria o aspecto de um ônibus espacial da Porsche? O estudo correspondente, o Porsche Vision “Renndienst”, é um de muitos exemplos do espírito livre que habita os estúdios de design.
Porsche Vision „Renndienst“
ANO: 2018
STATUS: modelo sólido na escala 1:1
CONCEITO-BASE: como seria um Porsche para até seis pessoas que tivesse enfoque na sensação espacial? A equipe de design respondeu essa pergunta com um carro-conceito inusitado – o Porsche Vision “Renndienst”. O corpo da carroceria é composto por uma peça moldada e faz esquecer as convenções. No cockpit, o motorista acomoda-se em um banco unitário que ocupa pouco espaço no modo de condução autônomo. No banco traseiro, os passageiros desfrutam o conforto de uma espaçosa sala VIP.
Porsche 911 Vision Safari
ANO: 2012
STATUS: protótipo móvel
CONCEITO-BASE: “Acreditamos que nenhuma outra marca de automóveis sabe unir com tanta verossimilhança as temáticas do esportivo e do off-road como a Porsche”, afirma Mauer. O Porsche 911 Vision Safari nasceu em 2012 a partir da geração 991. Com suspensão levantada, caixas de roda reforçadas, para-choques sólidos e um cockpit espartano, ele lembra o estudo de conceito do lendário 911 Safari. Os carros de rali correram nos anos 1970 o Rali East African Safari.
Porsche Vision 918 RS
ANO: 2019
STATUS: modelo sólido na escala 1:1
CONCEITO-BASE: como primeiro superesportivo híbrido de Weissach, o Porsche 918 Spyder foi um marco importante. Em 2019, os designers criaram uma nova e fascinante escala evolutiva do 918. Com tecnologias de motorização e suspensão aprimoradas, e uma carroceria de aerodinâmica aperfeiçoada, o Porsche Vision 918 RS estabeleceria novos padrões para carros de rua e de corrida.
Os conceitos são exercícios de destreza no processo de moldagem do futuro. Michael Mauer o explica da seguinte forma: “O desafio é concretizar uma visão paulatinamente, para depois retornar no tempo e estabelecer a ligação com o presente.”
Porsche 904 Living Legend
ANO: 2013
STATUS: modelo sólido na escala 1:1
CONCEITO-BASE: esse estudo de conceito de um esportivo de peso baixo muito compacto e purista lembra o lendário Porsche 904 do ano de 1963. Abaixo da capa encontra-se um chassi monocoque de carbono já utilizado no VW XL. Para tracionar o leve Porsche 904 Living Legend de 900 quilogramas, cogitava-se um motor de moto de alta rotação.
Porsche Macan Vision Safari
ANO: 2013
STATUS: modelo sólido na escala 1:1
CONCEITO-BASE: Porsche Macan é um verdadeiro milagre do off-road e totalmente predestinado a provar sua versatilidade em estradas de chão e pistas de rali. É por isso que a equipe de design de Weissach colocou o Porsche Macan Vision Safari de três portas como um modelo com rodas off-road.
Porsche Vision 920
ANO: 2019
STATUS: modelo sólido na escala 1:1
CONCEITO-BASE: como é possível combinar a linguagem dos esportivos de rua da Porsche com o design funcional de um protótipo de um carro de corrida? Com o Porsche Vision 920, a equipe de design criou um hipercarro. O corpo aerodinamicamente otimizado e o cockpit central diluem os limites entre a pista e a estrada.
Algumas visões não saem do papel ou da dimensão virtual. Outras são desenvolvidas, cria-se modelos em escala ou protótipos similares à produção em série. Produtos de pensamentos até então ainda não imaginados, eles servem à inspiração e orientação. Eles transformam os padrões visuais, marcando o mundo de amanhã.