A energia da coletividade
Novidade mundial: o Registro Italiano E-motion é o primeiro Porsche Club do mundo somente para carros esportivos elétricos. Em um fim de semana de setembro, foi realizada a primeira viagem conjunta: com 131 participantes e 73 veículos elétricos. Destino final: o museu Traumwerk, de Hans-Peter Porsche, perto de Salzburgo. A largada para uma nova era da comunidade Porsche.
Formação:
No Porsche Experience Center Franciacorta, o clube se encontrou para sua primeira excursão. Os participantes: 73 modelos Taycan e Macan.O sol baixo da manhã de fim de verão banha as colinas da região vinícola de Franciacorta em uma atmosfera pacífica. Uma leve névoa coloca um filtro amarelado sobre a pitoresca província no sopé dos Alpes na Lombardia. De repente, um Taycan preto sai acelerando de uma rotatória, passa por um vilarejo, vira à direita e desce por uma entrada. Chegada ao Porsche Experience Center Franciacorta – um centro de experiência da marca de 60 hectares, com três áreas de treinamento no curso de pilotagem, um paddock com 29 garagens e um espaço para clientes com estações de carregamento rápido.
Do Taycan GTS Sport Turismo desembarca Andrea Siviero, especialista em TI de Milão e, no tempo livre, relações públicas do Porsche Club Registro Italiano E-motion. “É bom estar aqui de novo”, diz Siviero, com um sorriso nos lábios. “Este Experience Center é como uma casa para o nosso clube. Em maio, assinamos aqui a ata de fundação.” Neste sábado, o Experience Center é o ponto de partida de sua primeira excursão conjunta: o Porsche E-motion visitará o museu Traumwerk. 131 participantes chegam aos poucos. Todos parecem se conhecer – a alegria é grande.
Membro fundador:
Andrea Siviero é relações públicas do Porsche Club Registro Italiano E-motion.Os membros do clube vêm acompanhados por suas famílias, distribuídos em 73 veículos. Estão prestes a começar sua primeira aventura juntos. São 2 Taycan e 31 Macan, em muitas variantes: com tração traseira ou nas quatro rodas, nas versões S, Turbo S e até dois Turbo GT. Seis veículos brilham em cores personalizadas do programa Paint to Sample: tons especiais como Verde Fiorde, Amarelo Sinal e Azul Luar Metálico marcam presença. Alguns Macan são equipados como modelos em pré-lançamento, que foram apresentados exclusivamente a interessados selecionados antes de chegarem ao mercado. E ainda há dois Taycan Turbo GT com pacote Weissach, que disputam os Porsche Taycan Rush Championships – uma série de corridas fundada pela Porsche Itália em 2025. Nela, os participantes completam voltas velozes com os veículos: não só a velocidade conta, mas também a gestão de energia e o respeito a zonas de velocidade reduzida. Hoje, porém, os Turbo GT vão pegar a estrada rumo à Áustria na companhia dos outros esportivos elétricos. É um encontro da elite eletrificada sobre rodas.
O nascimento do Porsche Club
Primeira parada em uma área de descanso. Tomando um espresso, Siviero fala da origem do clube: “Em 2021, durante a pandemia, alguns dos primeiros proprietários do Taycan começaram a trocar ideias em um bate-papo. Sobre o veículo, o software, as melhores opções de carregamento na Itália. Um deles era Massimo, nosso atual presidente.” Massimo Piccinno dirige Porsches há mais de 30 anos, é bem conectado no universo da Porsche Itália e comprou seu primeiro carro elétrico em 2015. E mais tarde, dois Taycan e um Macan. Com essa experiência, ele muitas vezes conseguia ajudar a pequena comunidade. E o grupo cresceu. “De um punhado de pessoas com ideias parecidas, viraram 60”, recorda Siviero. “Em algum momento, alguém perguntou: ‘Por que não oficializamos o grupo como um Porsche Club totalmente elétrico?’” Essa ideia convenceu não só a comunidade, mas também a Porsche Itália.
Agora o novo clube reúne-se na estrada pela primeira vez. A próxima parada é em Bressanone, no Tirol do Sul. A cerca de 250 quilômetros, quase três horas de viagem. Nosso Macan Turbo acelera para o leste na autostrada de três pistas. O sol está alto no céu. 28 graus Celsius. Nuvens de ovelhas no azul do firmamento. Campos de beterraba e milho passam rápido, vinhedos e ciprestes ladeiam o caminho. Em Avio, uma pequena aldeia a leste do Lago de Garda, o vale se estreita e um primeiro castello guarda a encosta. Mais ao norte, o primeiro engarrafamento nos espera, e o sistema de navegação nos desvia brevemente para a rodovia federal paralela. Enfim, território Porsche! Nenhum trânsito, pista livre, curvas exuberantes. Pouco a pouco, o sólido panorama das Dolomitas desenha-se diante de nós. O deleite tem muitas facetas: entre nós, a potência dos motores elétricos; à nossa frente, o espetáculo da natureza.
Em Bressanone, paramos para almoçar e recarregar. Enquanto o grupo degusta o bufê com sopa de cevada e iguarias locais do Tirol do Sul, os carros esportivos carregam ao lado de um galpão industrial. Conectar 73 veículos à rede elétrica ao mesmo tempo? Impossível. Por isso, duas unidades móveis Porsche de carregamento turbo já estão à espera – normalmente, esses caminhões são usados em autódromos europeus. Hoje estão à disposição desse singular Porsche Club. Por unidade, as baterias de lítio de 14 toneladas com 2,1 MWh de energia fornecem, cada uma, dez carregadores rápidos com até 280 kW de potência de saída. Assistentes de carregamento alternam os veículos para que todos prossigam totalmente carregados.
Recarga coletiva:
Os caminhões de carregamento turbo geralmente são usados em pistas de corrida. Hoje eles abastecem o Porsche Club.Encontros ao carregar
É hora de conhecer alguns participantes. As muitas conversas evidenciam como o grupo é diversificado. Em idade, profissões e hobbies. Mas todos compartilham a paixão por esportivos elétricos da Porsche, e geralmente com toda a família. Sejam produtores musicais, empreendedores de TI ou fabricantes de bebidas saudáveis. Ou até universitários, como Carlotta Pinoli, de Merate, perto de Milão. “Na Alemanha, dirigi mais rápido do que nunca na vida”, ela relataria mais tarde, eufórica. Davide de Cicco, um empresário de Lugano, viajou com a esposa Maria Chiara e o caçula dos seus cinco filhos no Taycan 4S Cross Turismo. Com nove meses de idade, Edoardo é de longe, naturalmente, o participante mais jovem.
Experiência elétrica:
Andrea Gruppach, presidente da Associação Italiana de Porsche Clubs, participou da primeira viagem do mais novo clube da marca. O panorama das Dolomitas foi um dos cenários.O que torna esse clube tão especial? “As pessoas e a energia entre nós”, afirma o presidente Massimo Piccinno. “Aqui o clima é mais descontraído. Eu sempre digo: você não entra para um clube – você passa a fazer parte de uma família. Nossos membros têm entre 20 e muitos e 70 e alguns anos. Têm mentalidade vibrante, são abertos a inovações e encaram mudanças com positividade. Essa atitude faz parte da nossa paixão. Ter um Porsche elétrico é a consequência lógica.”
Andrea Gruppach, presidente da federação italiana de Porsche Clubs, endossa: “Eles têm muitos membros jovens no Registro Italiano E-motion, muitas famílias, também aqui na viagem. Ter um Porsche elétrico combina muito bem com eles.” Segundo ele, nos passeios de outros clubes, é comum ver correrias para avançar rápido. “Aqui é diferente: você faz no seu tempo, dirige sem pressa e até curte o tempo de carregamento. É uma outra forma de viajar rápido.”
Cruzando os Alpes
Não surpreende que a viagem prossiga duas horas mais tarde que o planejado. Não por causa das recargas – mas porque todos estão aproveitando: a comida, a união, um sábado sem obrigações. Mas agora vem a parte mais atraente da rota. A estrada para Vipiteno, no norte do Tirol do Sul, é pura satisfação: uma subida sinuosa com duas pistas. Aceleração, transferência de peso, frenagem precisa – tudo que permite sentir a potência de um carro esportivo. Depois subimos para o Passo do Brennero, a 1.374 metros de altitude sobre a cadeia principal dos Alpes, passando pela Itália e Áustria até a fronteira alemã. Após uma curta etapa pela Alemanha, vem a arrancada final rumo a Salzburgo: à esquerda, o lago Chiemsee; à direita, os Alpes de Chiemgau. Puro idílio.
À noite, em uma taverna em Salzburgo, o grupo mostra-se animado, alegre e barulhento. Ri, conversa – sobre a vida, sobre política, mobilidade elétrica. O bebê Edoardo é alimentado. Por fim, um membro ergue um brinde à direção do clube – e todos brindam juntos.
Chegada ao museu Traumwerk
No domingo de manhã, o roteiro leva ao Traumwerk, de Hans-Peter Porsche: um museu de experiências perto de Salzburgo. Aqui, o neto do fundador da empresa Ferdinand Porsche abre a sua coleção privada ao público. Ele cumprimenta os participantes pessoalmente, pega crianças no colo, tira selfies. Daniele Massaccesi, diretor de fotografia de Roma, olha em volta com interesse. Ele já trabalhou, por exemplo, com os diretores Steven Spielberg (Munique) e há 25 anos coopera com Ridley Scott (Napoleão, House of Gucci, Hannibal). Além disso, participou de produções como Matrix Resurrections, Rei Arthur e O Paciente Inglês. “Antes eu dirigia um SUV a diesel”, diz ele. “Mas, em algum momento, entendi: o futuro é elétrico. Fiquei impressionado com a coragem da Porsche em mudar. Quero fazer parte disso.”
“O futuro é elétrico. Quero fazer parte disso.”
Daniele Massaccesi
O primeiro Porsche de Massaccesi foi um Taycan. Agora ele dirige um Macan e aguarda ansiosamente o 718 elétrico. “Combustores são um conceito antigo para mim – como telefones de disco. A condução elétrica é potente, silenciosa e limpa. Quero convencer as pessoas disso.” Rindo, ele então conta uma anedota: “Estacionei meu Macan no estúdio Cinecittà, em Roma. Ridley Scott estava lá, filmando The Dog Stars. Ele viu meu carro, passou, parou, colocou a cabeça para fora da janela e gritou: ‘Por sinal, belo carro!’”
Destino final:
No museu Traumwerk de Hans-Peter Porsche (abaixo, à dir.), os participantes fizeram um tour de descobertas.
Giulio Tedesco, de Udine, é da mesma opinião. Aos 28 anos, ele é um dos membros mais jovens do clube, de que participa desde o início. Como gamer e criador de conteúdo sobre carros, ele tem 1,2 milhão de seguidores no YouTube. Sua garagem particular guarda um Taycan Turbo S. Para o tour, ele recebeu da Porsche Itália o Taycan Turbo GT com pacote Weissach: de 0 a 100 km/h em 2,2 segundos com Launch Control, até 760 kW (1.034 cv; Taycan Turbo GT with Weissach package: consumo de energia combinado (WLTP) 20.8 – 20.6 kWh/100 km, emissões de CO₂ combinado (WLTP) 0 g/km, CO₂ class A ) de potência Overboost e 305 km/h de velocidade máxima.
“O Traumwerk foi um destaque absoluto”, relata, ao final da viagem. E o Turbo GT? “Ele também, é claro”, acrescenta, rindo. “Mas conhecer alguém da família Porsche é outra história. Isso me faz perceber: cheguei lá. Antes era apenas um sonho. Hoje se tornou realidade.”
Encerramento perfeito:
Para fechar, o Porsche Club Registro Italiano E-motion reuniu-se diante do Traumwerk para uma foto em grupo – no cenário pitoresco.Mundo de experiências com vista dos Alpes
O museu Traumwerk foi fundado em 2015 por Hans-Peter Porsche. O neto do fundador da empresa Ferdinand Porsche é um colecionador apaixonado. Ali os visitantes podem viver diferentes experiências, como uma maquete ferroviária de 400 metros quadrados, com 2,7 quilômetros de trilhos, 200 composições de trem, 540 desvios e 80 mil árvores, nas paisagens da Alemanha, Áustria e Suíça. Levou dois anos para construir esse mundo em miniatura na escala 1:87, com edifícios conhecidos e cenas cotidianas montadas com esmero. Também está exposta uma coleção histórica de brinquedos de lata com mais de 2 mil exemplares dos anos 1860 a 1930. Além de uma coleção de carros com expoentes da história automotiva e ainda um amplo parque de diversões com um playground de aventura e uma linha de maria-fumaça de 1,3 km de extensão. Em 2025, o museu Traumwerk comemorou seu décimo aniversário. Sua visão para o futuro: fazer do Traumwerk uma “casa dos clubes” – um ponto de encontro para entusiastas de tecnologia, história e design. O museu Traumwerk fica no município de Anger na Alta Baviera (Alemanha), na região de Berchtesgadener Land, a cerca de 20 quilômetros da cidade austríaca de Salzburgo.
Dados de consumo
Macan Turbo Electric
Taycan 4S Cross Turismo
-
21.5 – 18.7 kWh/100 km
-
0 g/km
-
A Class
Taycan GTS Sport Turismo
-
21.1 – 18.7 kWh/100 km
-
0 g/km
-
A Class
Taycan Turbo GT
-
21.2 – 20.5 kWh/100 km
-
0 g/km
-
A Class
Taycan Turbo GT with Weissach package
-
20.8 – 20.6 kWh/100 km
-
0 g/km
-
A Class
Taycan Turbo S
-
20.0 – 17.8 kWh/100 km
-
0 g/km
-
A Class