Showroom: Cayenne Electric

A Porsche eletrificou o Cayenne e criou o Porsche de série mais potente da história da empresa – um marco no segmento de SUVs.

   

“Se construíssemos um veículo offroad nos nossos padrões de qualidade, com Porsche escrito na frente, ele também venderia.” Com essa declaração em 1989, Ferry Porsche, o fundador da marca de carros esportivos, provou ter visão. Mas ainda levaria 13 anos para que sua predição se tornasse realidade. No âmbito do projeto chamado internamente de “Colorado”, a Porsche começou a trabalhar em um SUV só no fim da década de 1990. Em 1999, foi tomada a decisão de construir uma nova unidade de produção em Leipzig, Alemanha, inaugurada em 2002. E no mesmo ano, a primeira geração do Cayenne celebrou sua estreia mundial – encarada com ceticismo pelos críticos. Porsche e SUVs: será que funciona? Mas logo ficou claro que o Cayenne seria um modelo de sucesso.

Em vez dos 25 mil exemplares pretendidos, a primeira geração do modelo entregou, em média, mais de 37 mil unidades por ano. Na segunda geração, em 2010, a linha Cayenne foi ampliada com versões híbridas. Uma amostra do futuro, já que a eletrificação da marca continuaria a tomar forma na década de 2010. 

“Com o Cayenne, conseguimos transpor pela primeira vez o mito da Porsche para um segmento de mercado completamente novo”, afirmou o Dr. Oliver Blume, presidente do Conselho Executivo da Porsche AG, no lançamento global da terceira geração. “Nosso carro esportivo no segmento de SUVs mostrou-se um sucesso de vendas e um motor de crescimento desde 2002. E mais: o Cayenne abriu as portas de muitos novos mercados para a Porsche.” A história de sucesso continuou, com o milionésimo Cayenne entregue em 2020. Está provado há muito tempo: Porsche e SUVs combinam muito bem. Sua versatilidade técnica torna o Cayenne um veículo de turismo familiar que é tanto um carro offroad robusto quanto um esportivo altamente dinâmico, com desempenho típico Porsche.

Agora o Cayenne está sendo eletrificado. O novo Cayenne Electric fez sua estreia mundial em novembro e chegará inicialmente em duas variantes de modelos. Neste dossiê, vamos conhecer o SUV elétrico em todas as suas facetas e conferir sua linguagem de design aprimorada, sua potente motorização elétrica e o novo Driver Experience.

Showroom – primeira impressão

Primeiramente, o novo Cayenne chegará ao mercado como Cayenne Electric e Cayenne Turbo Electric. Sua versão Turbo é o Porsche de série mais potente já construído, com valores de desempenho de um superesportivo. Traduzir esses atributos para uma linguagem de design aperfeiçoada – essa foi a tarefa do coordenador de design de exteriores Peter Varga e de sua equipe. “Já faz tempo que o Cayenne é uma marca por si só”, diz Varga. “Suas proporções transmitem uma emoção que reforçamos no Cayenne Electric; por exemplo, com para-lamas protuberantes.” No geral, porém, optou-se deliberadamente por evitar exageros, segundo ele. “Deixamos as proporções básicas esportivas falarem por si.” O SUV elétrico combina proporções típicas da marca com um design claramente aprimorado. Peter Vargas sentencia: “Continuo sem acreditar em tudo que o Cayenne Electric é capaz de fazer.”

Driver Experience – conforto individual

Como inovação elétrica, o Cayenne também precisava alcançar o estado da arte em seu interior. Por isso, foi desenvolvido um novo cockpit que eleva a experiência de direção a um novo patamar. O Cayenne Electric tem a maior área de telas já instalada em um Porsche. Ele recebe atualizações. E pode ser personalizado ao máximo com novas funções. Tudo isso mostra que, quando o assunto é digitalização, não fazemos concessões.

Motor elétrico – desempenho de superesportivo

Do automobilismo para a produção em série: isso também se aplica ao Cayenne Electric, que se beneficia das experiências na Fórmula E. Com até 850 kW (1.156 cv; Cayenne Turbo Electric: consumo de energia combinado (WLTP) 22.4 – 20.4 kWh/100 km, emissões de CO₂ combinado (WLTP) 0 g/km, CO₂ class A ), ele inaugura uma dimensão que quase ninguém pensava ser possível em 2002. A título de comparação: o Cayenne Turbo de 2002 tinha 331 kW (450 cv) de potência. Naquela época, valores altíssimos para um SUV – desempenho de carro esportivo. Hoje a Porsche está abrindo caminho para o futuro. E nada mais lógico que o Cayenne Electric se tornar uma vitrine de tecnologia – em termos de dados de desempenho, mas também de carregamento, gerenciamento térmico e recuperação, que herdou do 99X Electric da Fórmula E.

Desempenho de superesportivo

Números recorde: O Cayenne Turbo Electric acelera de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos, a 200 km/h em 7,4 segundos e atinge uma velocidade máxima de 260 km/h. Esse forte desempenho elétrico é possível graças a um sistema de motores recém-desenvolvido, que chega a até 850 kW (1.156 cv) de potência e até 1.500 Nm de torque com o Launch Control ativado.

Linguagem de design moderna

Evolução: O Cayenne Electric combina proporções típicas da marca com uma linguagem de design aprimorada. Seus destaques incluem o capô dianteiro profundo com os faróis LED Matrix de formato plano. Eles ressaltam a largura do veículo e reúnem todas as funções de luz em um só módulo. Os para-lamas de contorno marcante e a flyline, a linha do teto que desce em direção à traseira, são típicos da Porsche.

Driver Experience

Digital: O coração da maior área de telas já instalada em um Porsche é o Flow Display – um painel OLED curvo que se integra perfeitamente ao console central. A ele se soma um painel de instrumentos com tecnologia OLED de 14,25 polegadas e uma tela de passageiro opcional de 14,9 polegadas. Os recursos de streaming e jogos, bem como o Voice Pilot movido a IA, alçam a experiência digital a um nível inédito.

Interior interativo

Última geração: A nova filosofia de operação digital Porsche Digital Interaction amplia o Porsche Driver Experience e é focada em individualização e acesso rápido às funções. Pela primeira vez no Cayenne, está disponível um head-up display com realidade aumentada, que projeta uma área de exibição de 87 polegadas dez metros à frente do veículo.

Duas variantes de modelos

Tração forte: A linha Cayenne totalmente elétrica traz, inicialmente, dois modelos: o Cayenne Electric, aqui em Cinza Vanádio Metálico, e o Cayenne Turbo Electric, aqui em Verde Místico – ambos com tração nas quatro rodas e capacidade de reboque de até 3,5 toneladas, dependendo do equipamento. Um valor excepcional no segmento BEV. O SUV elétrico complementará a gama existente de modelos de combustão e híbridos.

Iluminação ambiente sob medida

Personalizável: Um teto solar panorâmico com Sunshine Control transmite a sensação de espaço arejado. É o maior teto de vidro já usado em um Porsche. Os novos Mood Modes transformam a cabine de passageiros num espaço de experiências que se adapta ao humor e à situação. Conforme o programa selecionado, a posição do assento, o clima de iluminação, a climatização, o perfil de som e a exibição das telas são alterados.

Espaço generoso

Nova escala: O comprimento do Cayenne Electric cresceu 55 milímetros em comparação com o modelo com motor a combustão. O novo SUV tem 4.985 milímetros de comprimento, 1.980 milímetros de largura e 1.674 milímetros de altura. A maior diferença está na distância entre os eixos: 3.023 milímetros representam um aumento de quase 13 centímetros. Na traseira, os passageiros desfrutam de mais espaço e conforto do que nunca.

Tipicamente Porsche

Progressivo: Detalhes expressivos na traseira, como a faixa luminosa com visual 3D saliente e gráficos animados, bem como o letreiro Porsche iluminado, enfatizam a linguagem de design moderna. O Cayenne Turbo apresenta diversos elementos contrastantes na cor exclusiva Turbonite. Entre eles, o brasão Porsche, as tampas das rodas de liga leve e as molduras das janelas laterais.

Aerodinâmica ativa

Menor resistência ao ar: Com um coeficiente de arrasto de 0,25, o Cayenne Electric é um dos SUVs mais aerodinâmicos de sua classe. Os elementos aerodinâmicos ativos incluem aletas de refrigeração móveis na parte frontal, o spoiler de teto adaptável e as aeroblades na traseira do Turbo. Eles alongam os bordos de fuga laterais e melhoram a fluidez. Resultado: um ganho de autonomia em velocidades mais altas. 

Alta autonomia

Longas distâncias: O coração de ambos os modelos totalmente elétricos do Cayenne é a recém-desenvolvida bateria de alta-tensão de 113 kWh com refrigeração bilateral, para gerenciamento térmico ideal. Isso confere ao Cayenne Electric uma autonomia WLTP combinada de até 642 quilômetros, e ao Turbo, de até 623 quilômetros. Com isso, é um SUV elétrico feito para longas jornadas.

Carregamento ágil

Pausas curtas: Graças à tecnologia de 800 volts, o Cayenne Electric carrega com até 400 kW de potência de carregamento DC1. O SOC (estado de carga) sobe de 10 para 80% em menos de 16 minutos2 e, em 10 minutos3, é possível carregar 323 km (Cayenne) ou 315 km (Cayenne Turbo) de autonomia. Além disso, o Cayenne Electric é o primeiro Porsche a suportar carregamento indutivo opcional de até 11 kW.

Formas refinadas

Esportivo: Na vista lateral, destacam-se as portas sem moldura e o sulco na superfície das portas. As soleiras laterais são tridimensionais, pintadas em Cinza Vulcano Metálico no Cayenne Electric e preto de alto brilho no modelo Turbo. O conceito de duas cores ressalta as proporções esportivas. As molduras de rodas, com design específico do modelo, enfatizam a identidade offroad.

Design individual

Sem fronteiras: Nunca antes um Cayenne foi tão personalizável. Os clientes podem escolher entre 13 cores de série, 9 designs de rodas, 12 combinações de interiores e até 5 pacotes de interiores e detalhes. Por meio da Porsche Exclusive Manufaktur e dos programas Paint to Sample e Sonderwunsch, é possível personalizar ainda mais o seu Cayenne, de opções especiais a uma peça única exclusiva Sonderwunsch.

1 Potência de carga do Cayenne sob condições específicas, com estação de carregamento rápido CCS com > 400 kW, > 850 V, > 520 A, estado inicial de carga de 45% a 48%, temperatura da bateria de 40 a 42 °C. Potência máxima de carga em corrente contínua (DC) em carregamento de 10% SOC a 80% SOC sob condições ideais: 390 kW (estação de carregamento rápido CCS com > 390 kW, > 850 V, > 520 A, temperatura da bateria de 15 °C, estado inicial de carga de 9% e autonomia restante < 60 km).
2 Tempo de carga do Cayenne com potência máxima em corrente contínua (DC) em carregamento de 10% SOC a 80% SOC sob condições ideais (estação de carregamento rápido CCS com > 390 kW, > 850 V, > 520 A, temperatura da bateria de 15 °C, estado inicial de carga de 9% e autonomia restante < 60 km).
3 Autonomia do Cayenne recarregada em 10 minutos em corrente contínua (DC) com potência máxima de carga sob condições ideais (estação de carregamento rápido CCS com > 390 kW, > 850 V, > 520 A, temperatura da bateria de 15 °C, estado inicial de carga de 9% e autonomia restante < 60 km), com base no consumo WLTP de um veículo com equipamentos de série conforme a especificação para o mercado alemão.

Christian Bangemann
Christian Bangemann

Dados de consumo

Cayenne Electric

Cayenne Turbo Electric