Masterclass
Motores roncando, análise profissional de vídeos, vencedores de Le Mans como instrutores de direção: na Porsche Track Experience no Circuit Paul Ricard, os participantes aprendem a levar seu carro esportivo aos limites do desempenho. A Christophorus visita os eventos de condução em Le Castellet, na França – e vive de perto a atmosfera especial do automobilismo.
Depois de dar mais algumas dicas valiosas, o instrutor Phil Bastiaans pisa no acelerador e conduz seu 911 GT3 RS (992) da área dos boxes do Circuit Paul Ricard para a pista de corrida. “Lembrem-se do que falamos na análise”, ouvimos pelo rádio que o mantém sempre em contato com seus alunos. “Prestem atenção no percurso ideal. Observem os pontos de frenagem. E divirtam-se!” Bastiaans então acelera a máquina de 386 kW (525 cv; 911 GT3 RS: consumo de combustível combinado (WLTP) 13.2 l/100 km, emissões de CO₂ combinado (WLTP) 299 g/km, CO₂ class G , CO₂ class weighted combined G ) a 100km/h em 3,2 segundos – e depois, muito além.
No banco do passageiro, as forças centrífugas nos arrebatam e as vibrações são sentidas em todo o corpo quando o carro esportivo de alto desempenho toca nos meios-fios vermelhos e brancos. Mas isso é intencional – e a rotina do experiente instrutor da Porsche transmite segurança.
Mesmo quando o GT3 RS atinge a velocidade de 258 km/h na reta Mistral de um quilômetro de comprimento e ele desacelera, tarde, mas exatamente no momento certo, e passa pela temida curva Signes a cerca de 130km/h. Bastiaans, que já disputou mais de 200 corridas em diferentes classes, manobra o veículo habilmente pelas curvas fechadas do autódromo de 5,8 quilômetros na Côte d’Azur. Puro prazer de direção, adrenalina total, desempenho máximo. É por esses momentos que entusiastas do automobilismo viajam às pistas mundo afora para experimentar aquilo com que outros ainda sonham: a Porsche Track Experience.
De nível em nível
A Porsche Track Experience é a continuação moderna da Sportfahrschule, a escola de direção esportiva da Porsche fundada em 1974. Este ano, ela completa 50 anos. Novo nome, novos veículos, mas a mesma promessa: quem deseja experimentar o desempenho máximo de um carro esportivo Porsche pode participar para aprender.
Seja em uma experiência de corrida avulsa ou no treinamento para pilotos de corrida, tudo é possível na Track Experience. Existem quatro níveis de formação diferentes e sequenciais: Discover, para primeiras experiências em um circuito como nos Porsche Experience Centers internacionais; Learn, com foco nos tópicos de segurança de condução e domínio do veículo; Boost, o formato de treinamento em pistas internacionais de GP e Fórmula1; e Race, a formação final como piloto de corrida na Rennsport Academy. Quem deseja chegar ao topo da pirâmide deve começar no primeiro nível e ir subindo. Como num videogame – mas com experiências reais. Do primeiro evento de pilotagem à transição para o automobilismo profissional, os clientes são acompanhados pela equipe da Porsche Track Experience ao longo de toda a pirâmide de treinamento.
“Nossos clientes recebem um amplo pacote de serviços no local.” Monika Tigges
Desempenho nos bastidores
Para viabilizar essas experiências, a performance nos bastidores também não deixa a desejar. Hoje em dia, os eventos da Porsche Track Experience são agrupados para funcionar com eficiência. A equipe da Porsche passa cerca de dez dias por vez nos circuitos internacionais de GP e Fórmula 1. Até cinco vezes por ano. Durante esse período, eventos de direção de vários níveis são realizados em cooperação com a Manthey Racing. Neste fim de semana em meados de junho, acompanhamos o treinamento de dois dias Master GT3 RS – o terceiro nível, para pilotos já avançados e especificamente sob medida para o 911 GT3 RS.
“Nossos clientes recebem um amplo pacote de serviços no local, que não existe em nenhum outro lugar para pilotos esportivos Porsche”, explica Monika Tigges, gerente do projeto Porsche Track Tour. “Eles não precisam se preocupar com nada, de roupas à prova de fogo até o veículo, que podem alugar na cor desejada.” O trabalho de Tigges é garantir que a infraestrutura esteja pronta assim que o evento começar. E são enormes os esforços. Só de carros esportivos, foram 120 transportados de caminhão para o sul da França, divididos em 90 carros de rua e 30 de corrida. Assim, alguns modelos podem ser usados enquanto os mecânicos trabalham paralelamente na manutenção dos outros.“Com a Manthey Racing, temos o parceiro certo para isso. Os colegas cuidam dos veículos em altíssimo nível e trabalham de perto com a área de desenvolvimento de automobilismo da Porsche”, explica Tigges.
Para garantir que tudo funcione de forma ideal no local, ela e a equipe da Manthey são constantemente confrontadas com desafios logísticos. “Precisamos de mais quatro caminhões apenas para peças de reposição e pneus”, diz Tigges. As tarefas são enormes, assim como o trabalho nos detalhes. “Preparamos os veículos para que estejam adaptados às preferências individuais dos clientes”, acrescenta Florian Kettel, da equipe de operações da Manthey. “Isso vai até a temperatura desejada no interior.”
Quando o evento começa, cerca de 50 pessoas trabalharam nos bastidores para assegurar que tudo flua bem. Para isso, aqui, no lendário circuito de Fórmula 1 Paul Ricard, a área dos boxes foi convertida em oficinas e escritórios. A Hospitality – uma grande área de eventos com mobiliário de lounge, refeitórios e café – está pronta para receber os hóspedes. No pátio à direita da entrada principal do complexo de pistas, os veículos do dia aguardam a largada, e ao fundo, os modelos restantes esperam a hora de entrar em ação. As rotas de acesso estão fechadas e o percurso, que admite até 180 configurações de rota, está liberado – nestes dias, exclusivamente para os participantes da Porsche Track Experience.
“Além da infraestrutura, é preciso muito preparo também em termos de conteúdo”, explica Frederic Klein, gerente do projeto Event Operations na Porsche. “Como será o plano de treinamento concreto? Quais veículos serão usados? Cuidamos de toda a jornada do cliente, desde a reserva até a última volta na pista.” Klein está presente o tempo todo: como contato direto para os clientes, ele garante um andamento tranquilo. “Porém, já entramos tanto na rotina que agora tudo parece se encaixar perfeitamente”, enfatiza. “Os produtos tornam muito simples entusiasmar nossos clientes pela marca – essa é a nossa motivação diária.”
Escola de direção 2.0
O programa de condução Master GT3 RS baseia-se em diversos elementos do automobilismo: configurações do veículo, inspeção da pista, análise de vídeos e dados, pilotagem no circuito.
Cada dois participantes são supervisionados por um instrutor – com quem eles passam seu fim de semana de corrida. O instrutor conduz sessões de análise e dá dicas valiosas em tempo real, via rádio, direto na pista. “Meu maior objetivo é que os clientes melhorem sua qualidade de direção”, diz Constantin Dressler, que trabalha como instrutor da Porsche há 14 anos. Sua dica mais importante: “Dirija olhando mais à frente. Aliás, é algo que aconselho a todos. Quem se concentra demais na frente do veículo praticamente perde a próxima curva.” Nico Castrup, colega de Dressler, acrescenta: “Sempre é possível refinar detalhes técnicos, mas, em geral, você deve aprender a confiar no seu instinto.” Castrup, como Dressler, está na estrada como instrutor da Porsche desde 2010. Os dois são unidos por pilotarem em séries de corrida menores na vida pessoal e poderem recorrer a um enorme repertório de experiências para aconselhar seus clientes. E aqui exercerem seu trabalho dos sonhos.
Neste fim de semana, eles serão apoiados por dois vencedores em Le Mans. Timo Bernhard vem da Alemanha e André Lotterer chega de Mônaco no 911 Turbo S Cabriolet (992). Ambos querem transmitir suas experiências nas corridas mais lendárias do mundo aos participantes da Track Experience.
Seja em forma de oficinas, conselhos sobre o traçado e os pontos de frenagem ideais ou na pilotagem livre com os campeões: em todo o planeta, a Porsche emprega pilotos de fábrica e embaixadores da marca nesses eventos velozes. “A pista aqui em Le Castellet tem muitas curvas longas que é preciso dominar bem tecnicamente”, explica Lotterer. “É um desafio em que podemos ajudar.” Timo Bernhard também está familiarizado com as artimanhas do percurso. Antes de a Porsche conquistar a vitória geral em Le Mans três vezes seguidas com o 919 Hybrid em 2015, 2016 e 2017, Bernhard participou dos testes.
Em 2017, integrou a equipe vencedora. “Aqui foi criado um dos pilares para os êxitos posteriores”, enfatiza o companheiro de longa data da Porsche Track Experience. “Com suas longas retas, a pista é muito próxima de Le Mans. Aqui completamos inúmeras corridas de resistência de 30 horas.” Na Track Experience, ele vê como suas experiências se convertem em segundos valiosos. “Uma vez, um participante estava com problemas com a pista. E ainda começou a chover”, relembra o embaixador da marca. “Tentamos mesmo assim, dirigimos três quartos de hora por vez e, no fim, ele melhorou 10 segundos.”
Fascínio pelas pistas
Alguém que poderia falar por horas a fio sobre esse efeito de aprendizagem é o Prof. Dr. Andreas Frohn, de Siegen, no oeste da Alemanha. “Infelizmente, bati com meu primeiro 911, um conversível tipo 964 preto profundo com bancos brancos, contra uma árvore”, ele ri. “Então fui de novo ao revendedor, um pouco encabulado. Ele disse apenas: ‘Não tem problema – que tal experimentar nossa escola de direção esportiva?’” Isso foi há 29 anos. Desde então, Frohn e sua esposa participam regularmente dos eventos de direção da Porsche Track Experience. “Com certeza já foram mais de 200”, conta Frohn, oftalmologista de profissão. “No início, ainda por motivo de segurança, e depois, principalmente por pura diversão.” E ele continua aprendendo. Afinal, “também é preciso conhecer o GT3 RS atual.” Os veículos, o autódromo, a atmosfera. Quem vem uma vez geralmente volta. Leonardo Fração viajou de Porto Alegre, Brasil. Todo ano, ele voa quatro vezes para a Europa para participar de uma das muitas Porsche Experiences. “É maravilhoso encontrar tantos amigos do mundo todo com a mesma paixão”, diz o brasileiro. “E mais as experiências de corrida. É a combinação perfeita. Só de ontem para hoje, melhorei quatro segundos.”
Reta final
Quem se senta ao lado do instrutor Phil Bastiaans e passa 20 minutos com ele e seus dois alunos no autódromo logo entende o que Leonardo Fração quer dizer. Os três 911 GT3 RS dão várias voltas – e Bastiaans observa bem o que seus aprendizes estão fazendo. Às vezes, ele dirige à frente e dita o ritmo e o traçado ideal, depois recua novamente para ter melhor visão dos participantes. Por rádio, ele dá instruções o tempo todo – melhorando o desempenho em tempo real. Durante o percurso, ele faz ajustes no sistema de amortecimento Porsche Active Suspension Management (PASM) em seu GT3 RS pelas unidades de controle no volante. E melhora o comportamento de direção nas curvas pelas configurações do Porsche Torque Vectoring Plus (PTV+). Conhecimentos valiosos que ele também repassa aos seus alunos. Em suma: Bastiaans tem controle total.
O holandês então conduz o GT3 RS de volta ao corredor dos boxes e, de lá, ao pátio da Hospitality. Mas a sessão ainda não acabou. Logo depois, a equipe se reúne para a análise do vídeo – sempre com o objetivo de ser alguns segundos mais rápida da próxima vez.
Dessa maneira, há 50 anos a Porsche treina motoristas amadores apaixonados para se tornarem pilotos ambiciosos. A paixão pela marca pode ser sentida em toda parte sob o sol francês na Côte d’Azur. Então cai a noite e todos os participantes se reúnem mais uma vez para o último ato do dia agitado. Nos alto-falantes toca Happy Birthday, de Stevie Wonder, e é servido um bolo com um grande número 50 no meio. A comemoração coletiva do jubileu contribui para a sensação crescente de fazer parte de algo especial. O que começou há 50 anos será levado daqui para o futuro. Com carros e experiências com que muita gente sonha todos os dias.
Porsche Track Experience
Iniciada há 50 anos com treinamentos de direção e segurança, a Porsche Track Experience agora oferece vários programas de treinamento em todo o mundo. Os clientes têm suas primeiras experiências nos Experience Centers globais ou em Track Experiences nos mercados locais. Pilotos avançados visitam a Porsche Track Experience operada pela Manthey Racing em diferentes pistas de GP e Fórmula 1 na Europa. Ali eles passam por vários programas de vivência e treinamento em veículos de rua e de corrida – se desejarem, até entrarem no automobilismo profissional.
Em vídeo: Mais impressões dinâmicas da Porsche Track Experience.
Dados de consumo
911 GT3
-
13.0 – 12.9 l/100 km
-
294 – 293 g/km
-
G Class
-
G Class
911 GT3 RS
-
13,2 l/100 km
-
299 g/km
-
G Class
-
G Class
911 Turbo S Cabriolet
-
12.5 – 12.1 l/100 km
-
284 – 275 g/km
-
G Class
-
G Class