Parada exclusiva para carregar
Mais conforto, velocidade e segurança nas viagens com carros esportivos totalmente elétricos – um sonho que agora vira realidade com os novos Porsche Charging Lounges.
Processo de carga concluído, informa o app no smartphone. Você acabou de beber o café, mal terminou o petisco e ainda poderia se inspirar muito pelas páginas do livro Travel by Design. A viagem pode continuar mais rápido que o esperado – graças ao High Power Charging (HPC). As estações de carga HPC no Porsche Charging Lounge em Bingen am Rhein, na Alemanha, fazem jus ao seu nome. Cada uma das seis conexões oferece até 300 kW de potência, mesmo com seis veículos carregando simultaneamente com potência total. O desempenho não é prejudicado como nos outros fornecedores. “A partir de 2024, já será possível carregar a até 400 kW”, diz Kevin Giek, chefe da linha Taycan na Porsche. Com sua potência máxima de carga de 270 kW, atualmente um Porsche Taycan precisa de um pouco menos de 23 minutos para carregar de 5 a 80% da bateria.
Bingen am Rhein, no sudoeste da Alemanha, é a primeira unidade dos novos Charging Lounges da Porsche, que carregam 100% com energia renovável certificada. “Nas pesquisas com consumidores, a falta de infraestrutura de carregamento ou a sobrecarga da existente são um dos principais motivos para receio na compra de um veículo elétrico”, explica Martin Urschel, diretor de Produtos e Serviços, sobre a decisão da iniciativa elétrica. Como marca de luxo, é preciso oferecer soluções próprias para ter sucesso na eletromobilidade. Por isso, até o fim de 2024, a Porsche construirá sete Charging Lounges na Alemanha, Áustria e Suíça para começar. Havendo repercussão positiva entre os clientes, a rede deve ser sucessivamente expandida para toda a Europa. Há diversas variantes previstas de locais: estações de carga construídas em distribuidores Porsche devem receber quatro pontos de carga. Em Bingen, como unidade independente, são seis.
Os terrenos disponíveis e o número de potenciais usuários determinam a escolha do local. “Analisamos os dados de enxame de forma anonimizada e verificamos para onde nossos clientes estão indo”, explica Urschel. O enfoque é nas principais rotas de viagens na Europa. Por exemplo, Bingen, na região metropolitana de Mainz, é um importante entroncamento de tráfego para clientes Porsche do norte da Alemanha, dos Países Baixos e da Bélgica. Outro aspecto relevante é a distância até a saída mais próxima da rodovia. “Nossa unidade deve ficar a no máximo três minutos de distância de uma saída”, esclarece Urschel como regra geral.
Complementarmente a outras ofertas de carregamento como a rede Ionity, em expansão contínua – da qual Porsche e Volkswagen também participam – os Charging Lounges oferecem uma experiência de carregamento típica da marca. “Atualmente, o acesso é exclusivo para clientes Porsche”, diz Urschel. “Assim podemos suprir a demanda.” A cancela na entrada abre-se automaticamente quando a câmera reconhece a identificação previamente inserida no app My Porsche. Alternativamente, é possível escanear um QR Code pelo app ou mostrar o cartão de carregamento Porsche ao leitor – opções exclusivas de acesso que também abrem as portas do prédio do lounge. Os locais também são levados em conta para um itinerário agradável e eficaz pelo Porsche Charging Planner – o planejador de rotas inteligentes nos veículos elétricos da marca de carros esportivos.
Dando um passo atrás no Charging Lounge, dois aspectos chamam a atenção: as instalações são espaçosas e ostentam uma linguagem de formas típica da marca, que também caracteriza a Porsche Design Tower ou os novos Centros Porsche, por exemplo. Com contornos arredondados, a ampla cobertura na área externa do lounge flutua como uma asa de avião sobre as estações de carga. As janelas frontais também são curvas. Do lado de fora, várias opções de assentos convidam ao descanso. Tudo é amistoso e convidativamente claro. O mesmo vale para o prédio do lounge, onde dominam materiais naturais – também no balcão de bebidas e petiscos. Os produtos são regionais e, em sua maioria, de produção justa e sustentável.
Seja para trabalhar, relaxar enquanto espera ou recobrar as energias, tudo na unidade é bem pensado para as paradas. As mesas dispõem de tomadas e conexões USB e há muitos livros de mesa para folhear. Nos monitores, os clientes assistem a todos os conteúdos relevantes da Porsche sobre o tema da eletromobilidade. Além disso, é oferecida uma experiência sensorial: um estojo com aromas de vários tipos, de energizantes a relaxantes. Na parede há também um espelho de fitness: a parede envidraçada interativa fornece instruções para exercícios de alongamento e relaxamento. Quando o clima está agradável, quem quiser fazer atividades na parte externa do lounge pode escanear um QR Code abaixo do monitor de um dos carregadores. Ele leva a um website com mais exercícios, para meditação dentro do veículo ou para soltar pernas e vértebras lombares, por exemplo. Até mesmo à noite, pois o lounge fica aberto 24 horas por dia e prezou por um conceito de segurança abrangente. Além da boa iluminação, são usadas câmeras de instalação fixa e sistemas interconectados. “Assim, com nossos parceiros de segurança, garantimos a proteção constante dos nossos clientes”, diz Urschel. Também há botões de emergência e pânico instalados na área interna.
Em Bingen e em todas as outras unidades, é utilizada energia sustentável – é claro que não só para o carregamento, mas para o abastecimento geral. O telhado do lounge é guarnecido com painéis solares que fornecem energia para operação dos monitores, iluminação e aquecimento. Duas bombas de calor mantêm as instalações em temperatura agradável e a água da chuva é captada para a irrigação de plantas e gramados. Cada cabo de carregamento pende de um braço giratório que suporta a maior parte do peso, para proporcionar maior conforto na operação – e para que o cliente alcance a tomada de carga em qualquer posição.
Os Charging Lounges oferecem uma experiência premium exclusiva
Mesmo com o foco nas estações de carregamento rápido, no futuro as pausas para recarga também devem valer a pena para clientes com híbridos plug-in. Então também estão disponíveis pontos de carga com até 22 kW de potência. Tanto nos carregadores AC quanto DC, o processo de carga pode ser iniciado com o cartão de carregamento ou escaneando um QR Code e definindo a forma de pagamento. Para clientes Taycan, está disponível o modo Plug & Charge, que não exige fazer mais nada depois de conectá-lo ao carregador rápido. O processo de carga é iniciado automaticamente.
Uma combinação de conforto e praticidade. Com os novos Charging Lounges, a Porsche eleva a rotina com um veículo elétrico a um novo patamar. Bingen am Rhein é só o começo – de um conceito inovador e de uma experiência típica Porsche de ponta a ponta.