Potência silenciosa

A Porsche pensa a mobilidade sustentável para muito além do automóvel. Junto com o estaleiro Frauscher, a construtora de veículos esportivos desenvolveu um inovador barco elétrico. O Frauscher × Porsche 850 Fantom Air tem potencial para revolucionar todo um setor.

   

Com cuidado, Jörg Kerner ergue o manete de empuxo. O poderoso torque do motor elétrico entra imediatamente em ação. A 20,5 nós – no mostrador, é exibida a velocidade convertida de 38 km/h – o chefe da linha Macan na Porsche faz uma breve pausa, no modo de direção flutuante que chama de Cruising Speed. E quando acelera em frente, chegando perto da marca de 100 km/h, o esperado simplesmente não acontece: o motor não ronca, nem a proa se ergue verticalmente para o céu italiano sobre o Lago de Garda. Quase na horizontal, o Frauscher × Porsche 850 Fantom Air desliza sobre a água. Com postura relaxada e visão livre. “Para alcançar esta propriedade única de direção, colocamos o motor e as baterias em posição centralizada e profunda no casco”, explica Kerner, sem precisar erguer a voz. O que se ouve é um zumbido agradável, acompanhado do barulho da água. “Este ruído de fundo bonito e natural foi o que mais me surpreendeu”, elogia o alemão, demonstrando uma manobra de curva impossível para os barcos de outrora.

“Para as curvas, até reduzimos o torque para manter um domínio confortável da condução.” O controle preciso do impulso e sua estabilidade também são perfeitos para praticar esqui aquático ou wakeboard. “Os pequenos barcos elétricos de antes não permitiam fazer esses esportes. Agora é totalmente possível, e sem nenhum cheiro de escapamento.” Com 2,5 metros de largura, o barco mede cerca de 8,5 metros da proa à popa. “O comprimento ajuda”, diz Kerner. “Isso vale tanto para barcos quanto para carros, onde uma distância maior entre os eixos garante calma e espaço.” O eFantom comporta até nove pessoas. Está planejada uma primeira edição com 25 exemplares, que podem ser encomendados via Frauscher e devem ser entregues a partir de 2024.

Timoneiros:

Timoneiros:

Michael Frauscher (à esq.) é a terceira geração de construtores de barcos. Na empresa naval Frauscher, onde é construído o eFantom, ele se encontra com Jörg Kerner, chefe da linha Macan na Porsche. O Frauscher × Porsche 850 Fantom Air carrega expertise de ambos.

A ideia nasceu no início de 2021 em uma reunião com o presidente Oliver Blume. A Porsche tem o objetivo de se tornar pioneira em mobilidade sustentável, além dos veículos de rua e corridas.

Assim, a diretoria da Porsche criou um novo projeto e nomeou Philip Ruckert como chefe da iniciativa “eBoot”. Em conjunto com a Porsche Engineering, começou o desenvolvimento técnico. Mas só um ano mais tarde veio a decisão de integrar o projeto à linha Macan e de desenvolvê-lo para produção em série. Logo de início, Ruckert entrou em contato com o renomado estaleiro Frauscher, em Ohlsdorf, na Áustria. “Uma longa história nos une à Porsche”, assinala Michael Frauscher, responsável pelo projeto como diretor de produção. “Primeiro, meu avô já havia construído barcos para as famílias Porsche e Piëch. E já faz mais de dez anos que conhecemos a Porsche Consulting. Devemos muito à consultoria que nossa oficina artesanal na época tenha se tornado a bem-sucedida fábrica que somos hoje. Com ela, aprendemos a produzir não só com alta qualidade, mas também de maneira enxuta.” No estaleiro em Ohlsdorf, há 18 barcos no momento, nos quais trabalham cerca de 100 funcionários ao mesmo tempo.

“E em terceiro lugar”, prossegue Frauscher, “dividimos com a Porsche o mesmo nível de exigência em desempenho, design e inovação. Nossos barcos não admitem concessões em termos de rapidez e beleza.” Desde 1955 a Frauscher constrói pequenos barcos elétricos para locadoras, porque o pai de Michael já se incomodava na época com a poluição da água do mar pelos motores de popa. “Mais tarde, fomos os primeiros a trabalhar com motores híbridos e também a hidrogênio. Mas agora o eFantom é a verdadeira revolução. Dirigi barcos minha vida inteira, e este é de longe o melhor que já pilotei. Nenhum barco com motor a combustão se compara.”

Energia fresca:

Energia fresca:

Para o teste com o protótipo, foi usada uma estação móvel de carregamento com potência de carga de até 255 kW.

Philip Ruckert relembra: “Depois da ideia, foi feito um estudo de viabilidade. Na fase conceitual em 2021, tomamos a decisão de usar o casco do daycruiser Frauscher 858 Fantom Air como base e adotar o motor elétrico mais forte do próximo Macan totalmente elétrico. Para um equilíbrio perfeito entre motor elétrico e Z-drive, restringimos sua potência a cerca de no máximo 400 kW.” Com o Macan, a Porsche introduzirá em 2024 a sua nova tecnologia de acionamento PPE. A Premium Platform Electric foi desenvolvida em conjunto com a empresa irmã Audi, e oferece uma arquitetura conjunta para veículos totalmente elétricos. Ela destaca-se, entre outros, por uma bateria de íon-lítio de alta tensão com capacidade total de cerca de 100 kWh, motor elétrico síncrono permanente e eletrônica de potência de última geração.

A construção do protótipo começou em 2022. A Frauscher adaptou o casco de plástico reforçado com fibra de vidro para montar a unidade de acionamento em um centro de gravidade idealmente baixo. Ao mesmo tempo, estão sendo feitos ajustes na central de desenvolvimento do Macan em Hemmingen (Stuttgart).

Incluindo a bateria, todos os componentes de alta tensão, que se mantêm na faixa de 800 volts típica da Porsche, podem ser incorporados de maneira idêntica no eFantom. O mesmo se aplica ao desempenho de carga, com tomada de carregamento rápido a bordo. Todos os componentes ativos do motor elétrico correspondem, menos a carcaça. No lugar de pedais, o barco tem um manete de empuxo. Em vez de ser transmitida para rodas, a potência do motor elétrico passa por um eixo até o Z-drive – assim chamado por seu formato fora da fuselagem na popa – e até a hélice

Como maior esforço de desenvolvimento, Kerner cita a unidade central de controle eletrônico. “Na água, como não é possível registrar velocidades das rodas nem existe freio de estacionamento, por exemplo, muitas interfaces ficaram abertas. Para seguir nesse exemplo: o Macan só carrega com o freio de estacionamento acionado. Então primeiro precisamos gerar esses e outros sinais faltantes.”

Inspiração no cockpit Porsche:

Inspiração no cockpit Porsche:

Sob a coordenação da Style Porsche em Weissach, o Studio F. A. Porsche em Zell am See projetou o leme – aqui, visto ainda no estágio de pré-série. O banco reflete o DNA Porsche, a chave de ignição fica à esquerda e o volante do futuro Macan recebeu revestimento de couro sintético resistente a protetor solar e água salgada – e os instrumentos circulares remetem ao icônico Porsche 911. Nas viagens de teste no Lago de Garda, Kerner teve a companhia do gerente de projeto Philip Ruckert (à dir.) e do engenheiro-chefe Thomas Warbeck da Porsche Engineering.
“É o melhor barco que já pilotei.” Michael FRAUSCHER

Com o protótipo, começou a fase de testes. Em setembro de 2022, a equipe de desenvolvimento fez a viagem inaugural no lago Traunsee, não muito longe do estaleiro – e quase um ano mais tarde ele já foi posto à prova no bem maior Lago de Garda. “Para os experimentos e percursos de teste, a função de carregamento rápido é de extrema importância, incluindo a estação de carregamento correspondente”, relata Kerner. “Para isso, a ADS-TEC nos ajudou imensamente com um ChargePost.” Por suas dimensões, a estação de carregamento da empresa de Nürtingen, no estado alemão de Baden-Württemberg, lembra uma antiga cabine telefônica. Mas com design moderno e grandes telas de reprodução individual.

O coração da estação de carregamento rápido é uma bateria potente que pode ser alimentada com uma conexão de 22 kW, disponível até nos menores portos. “Sem uma infraestrutura descomplicada, a migração para eBoots não terá futuro”, avalia Kerner. “Até então, os barcos elétricos praticamente só eram utilizados onde as embarcações a combustão são proibidas. Mas, para uma história de sucesso, é preciso ter produtos fascinantes e processos pensados até o fim.” Concretamente, ele calcula: “Com cerca de um milhão de euros para seis dessas estações de carregamento rápido fáceis de instalar, o Lago de Garda ficaria todo preparado para barcos elétricos. É um investimento conveniente, que também vale para outros corpos aquáticos do mundo, assim como regiões costeiras.” Para um planejamento diário flexível dos trajetos de barco, curtas paradas e carregamento rápido com corrente contínua são importantes. Mas, é claro, também é possível carregar com corrente alternada (AC). Naturalmente, a autonomia depende da velocidade: na velocidade esportiva Cruising Speed a 40 km/h, são 60 minutos – e em velocidade máxima, o número é proporcionalmente mais baixo. 

Michael Frauscher está convencido: “A profundidade com que a Porsche iniciou essa engenharia não é atingida por outros fabricantes nem no seu desenvolvimento final. E, principalmente: nosso Frauscher × Porsche 850 Fantom Air não é uma peça de exposição. É um modelo de série garantido em altíssimo nível, que pode ser encomendado agora mesmo.”

Heike Hientzsch
Heike Hientzsch