Editorial

Faz 75 anos que a marca de veículos esportivos Porsche foi fundada. A partir de um sonho. Por Ferry Porsche. E com que olhos ele veria 2023, o ano desse aniversário especial? Certamente com orgulho. Alegria. E gratidão. Ao mesmo tempo, sem dúvida já teria em vista o seu próximo sonho. A próxima ideia, visão ou invenção – tendo sempre em vista os nossos clientes.

  

“Realizar sonhos dos clientes é a apaixonada motivação da marca Porsche desde sempre.”

Dr. Sebastian Rudolph

Dr. Sebastian Rudolph

Editor

Realizar sonhos dos clientes é a apaixonada motivação da marca Porsche desde sempre. E os resultados desse ímpeto ficarão evidentes ao longo do ano. Em janeiro já comemoramos o aniversário em Berlim e ousamos criar uma visão esportiva de futuro com o estudo de design Porsche Vision 357. Em junho, caminharemos para o clímax, incluindo uma ou outra surpresa. Pois 75 anos atrás, no dia 8 de junho, o primeiro carro esportivo da marca Porsche obteve sua licença geral para rodar: o 356 Roadster “nº 1”. E também celebraremos nosso ícone: o 911, que completará 60 anos.
Em meados de junho, há um outro aniversário especial que tem forte ligação com a nossa marca: o centenário de Le Mans. Essa clássica corrida de resistência foi realizada pela primeira vez em 1923. Desde então, lá nasceram inúmeras lendas Porsche. Na nossa seção Garagem, seguimos o rastro de uma especial: o campeão geral de Le Mans do ano de 1979.

Sejam os 75 anos dos carros esportivos Porsche ou a espetacular vitória da nossa marca na corrida de 24 horas em Sarthe, houve alguém que viveu tudo isso de perto desde criança: o Dr. Wolfgang Porsche. Até hoje ele ajuda a guiar a história de sucesso da nossa empresa – como presidente do Conselho de Administração, conselheiro perspicaz e simpática figura de identificação para colaboradores e fãs. Em maio, ele completou 80 anos. Aproveitando o ensejo: parabéns novamente, em nome de todos os nossos leitores!

O futuro marca o dossiê desta edição, que dedicamos aos eFuels. O tema dos combustíveis sintéticos está ganhando muita atenção no debate público mundial, mas também de nós em Stuttgart-Zuffenhausen. Pois, na Porsche, apostamos na eletromobilidade. E, além disso, nos engajamos nos eFuels. Encaramos a sustentabilidade com uma abordagem holística.

Pensamos, por exemplo, na frota já existente – no mais de 1,3 bilhão de veículos a combustão no mundo que ainda rodarão por muitos anos nas ruas. E ainda na perspectiva do transporte aéreo e marítimo, cujas emissões de CO₂ podem ser significativamente reduzidas com eFuels. Na Christophorus também tratamos desse tema por vários ângulos: explicamos como os combustíveis sintéticos são fabricados de maneira sustentável; conferimos os bastidores com Barbara Frenkel, membro do Conselho Executivo; e subimos no Panamera para explorar a Patagônia Chilena, lar da nova unidade de produção de eFuels Haru Oni. Ali, junto com parceiros internacionais, a Porsche está firmando um novo alicerce para a mobilidade do futuro.

Caros leitores e leitoras: o que vocês esperam do futuro? O que vocês sentem quando voltam seu olhar para o amanhã? Será um prazer ouvir suas sugestões e opiniões. Escreva para nós em christophorus@porsche.de. Desejamos uma ótima leitura desta edição.