O fazendeiro e o turbo

Um fazendeiro que coleciona carros esportivos e tornou-se estrela do YouTube. Seu maior orgulho na garagem: um 911 Turbo S vermelho indiano.

   

Por décadas a fio, Harry Metcalfe dividiu-se freneticamente entre as contrastantes atividades de agricultor e jornalista automotivo. Agora ele parece ter atingido um certo equilíbrio. Aos 63 anos, é atualmente conhecido como um respeitado especialista em carros que também comanda uma fazenda de 122 hectares em Cotswolds, um popular destino de férias no sul da Inglaterra. Paralelamente, mantém um canal no YouTube totalmente dedicado à sua ampla coleção de automóveis. No Harry’s Garage, acompanhado por mais de meio milhão de inscritos, dois mundos se chocam: a idílica paisagem das colinas com rústicas máquinas agrícolas – e carros esportivos exclusivos. A mais nova adição à coleção e estrela da sua garagem: um extraordinário 911 Turbo S.

Metcalfe admite que tem a agricultura no sangue, mas que ela nem sempre foi sua primeira escolha. “Nos tempos de escola, queria ser engenheiro automotivo”, explica, “mas eu era uma negação em matemática e não passava nas provas.” Teve empregos de férias no campo por muitos verões, e seu avô também era lavrador. “Então entrei para um curso de formação com enfoque agrícola, e saí como comprador de grãos e cereais.” Metcalfe começou a plantar no início da década de 1990, e em meados da década já havia cultivado mais de 800 hectares. Mas em vez de reinvestir seus ganhos na atividade, os destinou à sua paixão: carros. 

Não demorou para que o bem-sucedido fazendeiro se tornasse dono de uma série de veículos esportivos, alguns tão raros que até atraíam o interesse da imprensa britânica especializada. Após fazer muitos amigos no ramo, em 1998, Metcalfe de repente se viu como um dos fundadores da revista Evo. A revista logo conquistou uma comunidade internacional de fãs de veículos de alto desempenho.

Nessa época ele comprou seu primeiro Porsche, um 911 Turbo preto do tipo 993. A combinação entre potência e adequação para o uso diário alimentou seu grande interesse no 911, que já havia sido despertado em 1975 com o primeiro 911 Turbo da história, o tipo 930. “Eu tinha 15 anos”, lembra Metcalfe, “e meus pais contrataram um novo funcionário que era fã da Porsche. Eles queriam falar de negócios com ele, mas seu único assunto era o novo Porsche Turbo, que revolucionaria todo o ramo automotivo. Ele me mostrou fotos, e eu ainda me lembro de como o carro parecia especial.”

Durante seu trabalho na Evo, o britânico também optou por colecionar modelos de outras marcas. Mas ao sair da revista, retornou à sua paixão: comprou um 911 Turbo do tipo 930, o carro dos sonhos da sua juventude, e um Turbo do tipo 993, reformado como uma versão GT2. Foi nessa época que ele começou o Harry’s Garage, para falar de novos carros, mas também da sua própria coleção. Seus modelos 911 tinham a ilustre companhia de antigos e modernos supercarros esportivos exóticos, britânicos e italianos. Mas Metcalfe sentia que ainda faltava alguma coisa: um Porsche que fosse tão potente quanto os seus colegas de garagem.

Contrastes:

Contrastes:

A 300-acre Costwold farm means Metcalfe’s daily routine involves tractors as much as sports cars.

A solução foi um 911 Turbo S de 1989, personalizado pelo programa Sonderwunsch da Porsche. O carro esportivo, vermelho indiano, tem spoiler dianteiro inspirado no Grupo 4 com radiador de óleo mais potente, escapamento quádruplo e bancos e volante do 959. E ainda rodas de alumínio de 17 polegadas e motor de 3,4 litros, que, com mais de 400 cv, oferece cerca de 30% mais potência que a versão de série. 

Desde que Metcalfe adquiriu essa joia, ele vem investigando seu caráter incomum. “Quando já se dirigiu de tudo, são os veículos meio malucos que garantem maior diversão”, explica. “Às vezes os mais desejáveis são justamente os carros com um toque diferente.”
 

“Para mim, dirigir é como estar no céu.” 

Harry Metcalfe

O 911 Turbo S agora é o ícone do Harry’s Garage, e acabou de fazer um tour de 2.000 quilômetros pelo sul da Europa. Metcalfe vive por esses momentos de folga, quando pode descobrir estradas fascinantes e experimentar ao máximo os seus veículos. “É preciso poder dirigir bem os carros em baixa velocidade”, opina, pois hoje se guia a maior parte do tempo assim. Com o Turbo S, ele também gosta de passear o dia inteiro por aí. “Mas ele também tem aquele lado selvagem, quando você voa e pode levar ao limite a suspensão e os freios clássicos do 911”, elogia Metcalfe. “Para mim, dirigir esse carro e aprender a manejá-lo é como estar no céu!“

Harry’s Garage:

Mais de 500 mil pessoas seguem Harry Metcalfe no seu canal no YouTube Harry’s Garage. Um dos destaques foi a roadtrip com o 930 Turbo S na Espanha.

Matt Master
Matt Master