Terra natal inspiradora

O meio artístico internacional festeja o sul-africano Nelson Makamo. Suas imagens marcantes são encontradas em grandes museus e com colecionadores famosos. Com seu Porsche 911 ele acaba de realizar um sonho de vida – e criar uma obra de arte com uma mensagem.

   

“Cada encontro nos marca” Nelson Makamo
Curiosas:

Curiosas:

Children in Johannesburg respond playfully to Nelson Makamo’s work of art. The beauty of that first encounter is at the heart of many of his works.

A viagem às raízes da arte poética de Nelson Makamo leva a Modimolle, na província de Limpopo. O município está situado no sopé do maciço de Waterberg, no norte da África do Sul. Aqui nasceu Makamo, em 1982. Cheio de expectativa, ele se senta ao volante do novo Porsche 911 Carrera e o conduz cuidadosamente pela estrada de terra. 

Em breve, Makamo estará em casa e abraçará sua mãe. “Ela deverá ser a primeira a se sentar a meu lado, no assento do passageiro.” Afinal, foi Emily Mapula Maoto que desde cedo reconheceu o talento criativo do filho. Foi ela que comprou para ele os primeiros materiais de pintura e quem o apoiou, na medida em que as modestas circunstâncias permitiam. 

“As crianças precisam entender que seus sonhos têm chance” Nelson Makamo


Makamo pode estudar arte gráfica no renomado Artist Proof Studio, situado cerca de200 quilômetros ao sul em Joanesburgo, e encontrou seu estilo. Exposições regionais foram seguidas por exposições internacionais na Europa e nos Estados Unidos. Celebridades como Oprah Winfrey, Annie Lennox ou Giorgio Armani compraram seus quadros. Em 2019, ele criou uma imagem comovente para a capa da revista Time. Essa edição leva o título The Art of Optimism – “A arte do otimismo” – e mostra sua prima Mapule Maoto, na época com onze anos. Seu olhar cativa imediatamente o observador, os olhos são emoldurados por óculos estilizados, como símbolo universal de inteligência.

Profundo:

Profundo:

Stylized spectacles evoke children’s insight on the cover of “Time” magazine.

Durante muito tempo, o trabalho de Makamo focou nas crianças. Ele acredita firmemente que toda pessoa nasce com traços de gênio. Seu desenvolvimento é determinado pelo ambiente em que a pessoa cresce. “Mais tarde, na vida, às vezes esquecemos o milagre que é ser um ser humano”, esclarece ele. “Crianças descobrem isso ainda com a mente aberta.” Ao pintá-las, ele não se interessa por uma representação naturalista. Ele quer captar a beleza do primeiro momento de um encontro. Os rostos de crianças com óculos tornaram Makamo famoso. E assim como seus modelos reais se tornaram adultos, ele também amadureceu. O que restou foi a intensa observação de pessoas e sua espontaneidade. Makamo não planeja suas obras. É assim que ele consegue transmitir emoções com autenticidade.

Não é só o 911 que passa que chama a atenção em Modimolle. O som, a exclusividade – mas, acima de tudo, a arte. Pois ao longo da traseira do Porsche alinham-se alegres figuras coloridas. Makamo as criou especialmente para sua joia preciosa. “Elas estão aí para dar as boas-vindas a todos que me seguem, e dizer: a vida é bela!”, destaca. “A vida é uma viagem – e as pessoas a representam.”

Com pressa:

Com pressa:

Makamo’s first trip in his artfully designed Porsche 911 was to his hometown of Modimolle, located in Limpopo Province.

Ainda quando criança, o artista se apaixonou pelas linhas do 911. “Eu sempre soube: se algum dia eu puder comprar um carro esportivo, ele terá que ser um Porsche.” Portanto, agora. Sua encomenda foi crescendo para muito além das opções do configurador. Para Makamo, o carro de seus sonhos se transformou na tela mais preciosa sobre a qual ele já aplicou seu pincel. Quando o Carrera chegou em Joanesburgo, o artista mandou desmontar algumas peças selecionadas por ele, para que pudessem ser trabalhadas em seu ateliê. Os componentes decorados que podem ser vistos de fora são o difusor traseiro e os espelhos retrovisores externos. No interior, ele pintou as partes traseiras dos bancos e colocou obras de arte sobre o painel, no console central e nas portas. A ideia original de retratar etapas da sua vida foi logo descartada. Quando comemorou o aniversário com sua mãe em Modimolle, ficou claro que, quando estiver em movimento, ele quer ter consigo as pessoas que lhe são mais importantes. Para Makamo, as figuras representadas são pessoas concretas. Mas em sua abstração elas se tornam representantes de todas as pessoas. Todos devem poder se encontrar nelas.

“Enquanto pintava, dediquei muito tempo às diversas peças, me aproximei delas. Assim resultou um amor ainda maior pelo carro.” Ele considera a revelação do carro remontado como um dos momentos mais belos de sua vida. “Uma experiência emocionante que nenhum dinheiro paga.”

Marca pessoal:

Marca pessoal:

Makamo painted the vehicle parts in his Johannesburg studio and integrated the fingerprints of all those involved in the project into his artwork.
Intuitivo:

Intuitivo:

The emotional vibrancy of Makamo’s figures emerges in the spontaneous creative process.

Desde o início estava claro para ele que a primeira viagem com a obra de arte recém-criada o levaria a Modimolle. Por bons motivos: “Não tenho que provar nem para minha mãe, nem para ninguém que sou bem-sucedido. Mas quero mostrar para todos o quanto minha terra natal me inspirou. A cidade me conhece e eu a carrego dentro de mim. Com este carro que parece uma espaçonave quero mostrar algo bonito para as crianças. Quero que elas entendam que também sou parte delas e que compreendam que seus sonhos também são legítimos e têm chance.” My Life in Motion – “Minha vida em movimento” – é como Makamo chama seu “Projeto 911”. A Porsche acompanha e apoia o processo artístico sob o título Paint Your Passion – “Pintem sua paixão”.

“A vida é uma viagem, e as pessoas a representam” Nelson Makamo
Em casa:

Em casa:

Makamo is equally at home in Modimolle and the international art world.

A mensagem de Makamo de modo algum quer dizer que tudo é fácil, basta querer. “Seja Picasso, van Gogh, atletas renomados ou músicos famosos – todos eles lutaram e muitas vezes passaram por situações difíceis. Quero motivar as crianças para que elas aprendam e se desenvolvam.” Não só na escola. Mas com a vida e por curiosidade própria. “Cada encontro nos marca, mesmo que seja de forma mínima. São as nossas diferenças que nos tornam interessantes uns para os outros.”

Estar “em casa” é definido por Nelson Makamo como o lugar de liberdade para o desenvolvimento individual. Foi assim que ele cresceu. “Aprendi muito com minha mãe. Ela possui um coração enorme, nunca me julgou, sempre me ensinou a valorizar as coisas.” De certa forma ela já está a bordo de sua obra de arte sobre rodas antes mesmo de entrar no Porsche: só quando ele abre a porta do carro em Modimolle é que a palavra mma pintada em moldura se torna visível – “mãe” em Sepedi, uma das onze línguas oficiais da África do Sul e a voz de sua terra natal.

Heike Hientzsch
Heike Hientzsch

Dados de consumo

911 Carrera

WLTP*
  • 10.8 – 10.3 l/100 km
  • 245 – 233 g/km
  • G Class

911 Carrera

Dados de consumo
consumo de combustível combinado (WLTP) 10.8 – 10.3 l/100 km
emissões de CO₂ combinado (WLTP) 245 – 233 g/km
CO₂ class G