Tempo de volta: 3:13,60 minutos

Os dois dias de pré-testes fazem parte das 24 Horas de Le Mans como a marseillaise faz da largada. Há 50 anos, “Jackie” Oliver assume no segundo dia de testes o volante do Porsche 917 LH – a versão de cauda longa com o chassi número 043. 

   

Antes de o piloto inglês de 28 anos completar 23 voltas, o engenheiro da Porsche Helmut Flegl avisa – ficando documentadas as seguintes palavras: “Não temos certeza absoluta a respeito da estabilidade aerodinâmica acima dos 300 km/h na reta.” Naquele tempo, a reta de Hunaudières ainda não era interrompida por chicanes: seis quilômetros em linha reta, constante e plana, isso significava um minuto inteiro pisando fundo.

O piloto Oliver tenta primeiramente descobrir se, quando na velocidade máxima, está se acumulando ar sob o eixo dianteiro, o que possivelmente afeta a eficiência da direção. Ele anda em zigue-zague pela Hunaudières, ultrapassando também a marca dos 300 km/h. Assim, sente que os pneus dianteiros ainda mantinham contato com o asfalto, mesmo nessas dimensões. “Muito daquilo que criávamos e construíamos era uma viagem ao desconhecido”, afirma Oliver hoje. Quando depois de seis voltas ele retorna aos boxes, dá sinal positivo a Flegl.

O engenheiro ordena somente leves modificações. Para acrescentar mais downforce, desloca mais para a frente o orifício da saída de ar acima dos para-lamas dianteiros. E pede a Oliver que retorne à pista. Flegl dá instruções: “Dê agora cinco voltas na rotação máxima.” No poderoso motor 12 cilindros de cinco litros, a rotação ultrapassa a marca de 8.000 rpm. Oliver está se sentindo bem, confia no carro. Pisando fundo, ele faz com facilidade o ponto crítico antes da curva fechada nas proximidades de Mulsanne, assim como também a curva Maison Blanche.

Os tempos de volta em testes não valem como dados oficiais. Mas com 3:13,60 minutos cronometrados, o desempenho de Jackie Oliver entra para os anais do automobilismo como a primeira volta em Le Mans a uma velocidade média acima de 250 km/h – foram atingidos exatos 250,457 km/h. O colega de marca Pedro Rodríguez, também ao volante de um 917 LH, quebra, desta vez oficialmente, a marca na qualificação de 1971, mas não consegue chegar aos tempos do pré-teste: em 3:13,90 minutos e com uma média de 250,096 km/h, ele conquista a pole-position.

18.04.1971

Pré-testes das 24 Horas de Le Mans, França
13,468 quilômetros de extensão
Jackie Oliver
Porsche 917 LH 

Franz Ponder
Franz Ponder