ICON: Tipo 2623

Porsche e turbocompressor: esta conexão comemora sucessos desde meados dos anos de 1970 – primeiro nas pistas de corrida, depois nas estradas.

   

O Porsche 917 estabelece padrões, especialmente em corridas de longa duração. A Fórmula 1 focaliza a tecnologia avançada de Zuffenhausen: em 1981, a Porsche recebeu a encomenda da tradicional equipe de corrida britânica McLaren e do grupo empresarial TAG (Techniques d’Avant-Garde) de desenvolver um motor turbo. Hans Mezger era, na época, chefe do departamento de “construção de carros de corrida” e foi a mente criativa por trás deste propulsor. Apenas dois anos depois de ser encomendado, o motor com a designação de tipo 2623 da época estava pronto para atuar nas corridas. 

Esse biturbo V6 revolucionou a Fórmula 1. Na primeira fase de desenvolvimento ele mobilizava 700 cv com apenas 1,5 litro de cilindrada. Nos anos subsequentes ele atingiu em corridas 660 kW (900 cv) a 12.000 rotações por minuto, podendo alcançar uma velocidade máxima de até 350 km/h. Além do desempenho superior, o motor se caracteriza pela construção leve, dimensões compactas, excelente eficiência de combustível e, acima de tudo, confiabilidade.

A cooperação entre a Porsche, a McLaren e a TAG provou ser uma das mais bem sucedidas da história da Fórmula 1. Com a potência da Porsche, pilotos da McLaren venceram um total de 25 Grandes Prêmios entre 1984 e 1987. Em 1984, a vitória do Campeonato Mundial de Pilotos ficou com Niki Lauda – com a vantagem mais apertada possível de meio ponto sobre seu companheiro de equipe Alain Prost. Em 1985 e 1986, Prost conquistou dois dos seus quatros títulos de campeão mundial. A equipe McLaren-TAG-Porsche também venceu o Campeonato Mundial de Construtores em 1984 e 1985.

Na época, em 1985, a TAG assumiu o controle da fabricante suíça de relógios Heuer. Ao longo de décadas, cresceu uma estreita conexão com a Porsche que, no início de 2021, culminou em uma parceria estratégica de marca. Além dos projetos conjuntos de desenvolvimento, o enfoque é novamente um campeonato mundial: em sua segunda temporada, a equipe TAG Heuer Porsche de Fórmula E luta por vitórias na inovadora série de corridas com o Porsche 99X Electric totalmente elétrico.

Thomas Ammann
Thomas Ammann