Tempo de volta: 3:14,60 minutos

Na década de 1970, até os mais corajosos temem Spa-Francorchamps.

   

Por mais de 14,1 quilômetros, o circuito contorna as radicais colinas das Ardenas. Retas intermináveis passam por propriedades rurais e florestas refrescantes. Curvas ultrarrápidas sem barras de segurança, mas com muradas, valas e postes telegráficos, e estradas de interior com asfalto remendado. Quem larga em Spa teve uma noite mal dormida. Jo Siffert e Pedro Rodríguez não têm um minuto de descanso. Com expediente dobrado, os concorrentes ainda competem como adversários no mesmo final de semana, no âmbito de uma corrida de Fórmula 1 à parte do Mundial de Marcas, no circuito inglês de Silverstone.

Em Spa, seus colegas Derek Bell und Jackie Oliver qualificam os possantes Porsche 917 KH (traseira curta) para a equipe de John Wyer. Bell conquista a pole position e Oliver fica em terceiro. Na largada, Siffert e Rodríguez assumem os volantes. É a abertura para uma perigosa perseguição entre os melhores e mais um capítulo de sua rivalidade, que caracterizou a carreira de ambos. Os pilotos não poderiam ser mais diversos: de origem pobre, o suíço Siffert subira na vida degrau por degrau, e Rodríguez descendia de uma família de milionários mexicanos.

Na largada cai uma chuva forte. Siffert ganha a ponta e Rodríguez cola na sua traseira. Na décima de 71 voltas, Rodríguez ultrapassa Siffert, mas não ganha distância. O piloto natural de Friburgo, Suíça, fica no vácuo, esperando uma brecha – e escreve um capítulo de história: com 3:14,60 minutos, ele bate o recorde absoluto da volta mais rápida com uma incrível e alucinante velocidade média de 260,842 km/h!

Na segunda parte da prova, é a vez de Bell e Oliver entrarem em cena. Novato na equipe, Bell cumpre as instruções: aguardar o sinal do chefe de equipe David Yorke para ultrapassar Oliver. Seria facílimo para Bell. Ele aguarda o sinal. Assim como os espectadores e, claro, Siffert nos boxes. Em vão: o sinal de Yorke não veio. A dupla Rodríguez/Oliver vence – com uma vantagem de quatro décimos de segundo apenas. Aborrecidos, Siffert e Bell aguentam calados a cerimônia de premiação.

Trágico: Pedro Rodríguez morre nove semanas depois, durante uma corrida de carros esportivos em Norisring. Jo Siffert sofre um acidente fatal três meses depois, numa prova de Fórmula 1, em Brands Hatch. Entretanto, o seu recorde de Spa permanece imbatível: 50 anos depois, essa volta ainda é a mais rápida feita em um circuito de rua.

09.05.1971

1.000 Quilômetros de Spa / 6a prova do Campeonato Mundial de Marcas
Circuito de rua Spa-Francorchamps, Bélgica
14,1 quilômetros de extensão
Derek Bell / Jo Siffert / Porsche 917 KH

Franz Ponder
Franz Ponder