ICON: Expectativa

Verão, sol e dolce vita – na década de 1950, muitos alemães sentiam uma forte atração pelo sul da Europa, particularmente pela Itália, suas paisagens pitorescas e praias extensas.

   

A paz no continente fez brotar sonhos de verão e, para milhões de pessoas, não havia nada mais desejável do que sair de férias no carro próprio. O transporte privado vive uma ascensão, e a procura por carros baratos e práticos cresce. Muitos vão ao litoral do Mediterrâneo no carro popular da Volkswagen, mais conhecido como Fusca.

Com uma família grande e muita bagagem, é comum a opção econômica de férias de camping. E quando o espaço para bagagens no porta-malas debaixo do capô e atrás do banco traseiro não basta, as malas são amarradas com fivelas no capô traseiro – ou os esquis para as férias de inverno nos Alpes, que estavam cada vez mais em voga.

Em 1950, o bairro de Zuffenhausen, em Stuttgart, também está em clima de expectativa: Ferry Porsche inicia a produção em série dos primeiros 500 exemplares do Porsche 356 todo de aço. Ninguém ainda nem sonhava com o sucesso mundial da sua visão de carro esportivo. A empresa Reutter fabrica as carrocerias. Paralelamente, na oficina de aprendizes da Reutter situada na parte oeste de Stuttgart, um pedacinho de liberdade é produzido com solda: o primeiro bagageiro traseiro para o 356. Ele surge em 1953. Quem tem o privilégio de sair de férias nesse tão bem equipado primeiro modelo de série da Porsche atrai olhares de admiração.

Até a produção em série de um bagageiro nitidamente reconcebido ainda passariam-se dois anos. No prospecto do modelo posterior de 1955 deste acessório, que apresenta quase o dobro do tamanho e dispõe de inteligentes mecanismos de fixação, está escrito: “Um carro esportivo não é um sedã Pullman! Mesmo assim, agora também é possível levar aquela bagagem indispensável ou os equipamentos de esporte nas viagens longas.”

Um exemplar do primeiro modelo da Reutter para a versão Vor-A do Porsche 356, o primeiro passo dado até a caixa de teto com certificação TÜV do Porsche Tequipment de hoje, foi recentemente encontrado na França. Uma armação nada sofisticada – mas um artefato singular para celebrar 70 anos de viagens com a Porsche.

Heike Hientzsch
Heike Hientzsch