Editorial: Na pista da sustentabilidade
O que realmente tem valor? E o que faz a nossa vida valer a pena? Em 2021 essas questões são mais pertinentes do que nunca.
É justamente nestes tempos que precisamos de um norte. De pontos no horizonte, aos quais queremos chegar. De posicionamentos que defendemos. E de coragem para realizar ideias. Nos locais das nossas unidades, nós nos engajamos, por exemplo, em bancos de alimentos, a fim de proporcionar refeições a necessitados. Cuidamos da educação, auxiliando crianças em seu desenvolvimento. E, de todo o coração, direcionamos nossa estratégia de propulsão para a descarbonização: o esportivo elétrico Porsche Taycan desempenha aqui um papel importante, sendo produzido em Stuttgart-Zuffenhausen com neutralidade em emissões de CO₂. A Porsche é uma pioneira da mobilidade sustentável.
O Taycan foi destacado por especialistas como o automóvel mais inovador do mundo em 2020. Um estímulo para continuarmos na pista da sustentabilidade. Até 2025, investiremos 15 bilhões de euros em eletromobilidade e transformação digital. Tais investimentos no futuro resultaram na arquitetura de 800 volts totalmente nova do Taycan, entre outros. Ela representa desempenhos fenomenais e carregamentos rápidos. E é uma inovação da Porsche prestes a se tornar padrão da indústria.
Espírito inovador é tradição na Porsche, também no quesito sustentabilidade. Ainda na década de 1970, Ferry Porsche impulsionou a chapa de carroceria galvanizada, que deu fim à corrosão. A Porsche foi a primeira fabricante a declarar uma garantia de longo prazo para seus veículos, tornando-se um exemplo seguido no mundo inteiro. Grande parte de todos os veículos Porsche até hoje fabricados continua rodando. É esse espírito inovador que caracteriza a estratégia da empresa. Encaramos a questão da sustentabilidade de maneira holística, nos aspectos econômicos, ecológicos e sociais. Quem opera de modo lucrativo tem a força para superar os desafios.
A Porsche sempre conseguiu se reinventar com sucesso. Foi assim que, na década de 1990, ela conseguiu definir o rumo em direção ao futuro. Na época, o Porsche Boxster foi um marco importante para a empresa continuar se desenvolvendo. Com o modelo comemorativo Boxster 25 Anos estamos erguendo um memorial dinâmico em homenagem a essa história de sucesso.
Na Porsche, o ser humano está no centro. Também nesta edição vamos apresentar a você personalidades inspiradoras. Lorde Norman Foster, por exemplo, que, com suas ideias, cria lugares que desfrutam de atenção internacional. É assim que ele transforma o mundo de um jeito sustentável só seu. Ou Nayla Al Khaja, a primeira diretora de cinema dos Emirados Árabes Unidos, que está sempre por dentro das questões críticas da sociedade. Ambos combinam responsabilidade com paixão.
Essa entrega é também o que nos move em cada nova Christophorus. Sua 400a edição será publicada em setembro. É por isso que, este ano, estamos dedicando o layout da capa ao gráfico e designer Erich Strenger. Seu vigoroso estilo gráfico caracterizou por quatro décadas a revista, fundada em 1952 por Richard von Frankenberg, e também a publicidade e os cartazes da Porsche. Nossos motivos de título são uma homenagem à obra de Strenger, graficamente traduzida para o presente.
Caras leitoras, caros leitores, a vida é repleta de desafios. O importante é reconhecer as chances. Desejo a vocês energia positiva, um ano de 2021 com muita saúde e uma estimulante viagem através desta edição da Christophorus.