Corpo e alma

O mais poderoso da família: o novo Porsche 911 Turbo S completa a família de motores Boxer.

Ilustrações: DESIGN HOCH DREI, Porsche Engineering

Modelos Porsche 911 Turbo S
Consumo de combustível urbano: 15,9–15,5 l/100 km
rodoviário: 8,6 l/100 km · combinado: 11,3–11,1 l/100 km
Emissões de CO2 (combinado): 257–254 g/km (Dados de 03/2020)

Os códigos genéticos de todos os atuais motores boxer da Porsche atendem por 9A2 para quatro e 9A2 evo para seis cilindros. Eles representam um sistema flexível composto por peças iguais, de construção similar e específicas que, juntas, formam um fundamento testado e aprovado e, ao mesmo tempo, proporcionam uma enorme diversidade de atributos. Isso já se mostra com uma olhada na miscelânea de possibilidades: quatro ou seis cilindros, motor aspirado ou turbo, entre dois e quatro litros de cilindrada, com 250 a 650 cv de potência e torques entre 310 e 800 Nm.

O que une todos os membros da família Boxer é, entre outros, a distância entre os cilindros: 118 milímetros, sempre. No seu interior, pistões com 91 ou 102 milímetros de diâmetro se movem para cima e para baixo. Mais precisamente: são 76,4 ou 81,5 milímetros que sobem e descem – depende do virabrequim. Disso e do número de cilindros resultam cinco diferentes cilindradas e nove níveis de desempenho nas séries de modelos 718 e 911. O emprego invariável de um certo conjunto de peçasidênticas em todas as séries e o uso de componentes de princípios de construção similares resulta num sistema de motor modular com alta capacidade sinergética. Isso permite que os engenheiros se concentrem no desenvolvimento individual requerido da periferia do motor – por exemplo, no duto de admissão e no sistema de escape. O resultado é típico da Porsche: pelo fato de todos os motores boxer conterem os mesmos genes, eles apresentam, apesar de seus atributos distintos, a mesma medida de desempenho, eficiência e emotividade.

Desempenho

O novo motor turboalimentado surpreende com uma entrega de força incrível. A chave do sucesso: turbocompressores com turbinas de geometria variável (TVG) reprojetados e wastegates, bem como a canalização reestruturada para o ar de processo e o ar de admissão.

Eficiência

Sobretudo a otimização do atrito no interior do motor e um arrojado método de combustão com injetores piezoelétricos dispostos agora no centro conferem mais potência e eficiência.

Emoção

Seja quatro ou seis cilindros, motor aspirado ou turboalimentado: todos os motores boxer da Porsche têm em comum o ronco característico, a facilidade de atingir altas rotações, a resposta imediata e o baricentro baixo, para o máximo prazer na direção.

Thorsten Elbrigmann
Thorsten Elbrigmann