Tempo de volta: 1:15,50 minutos

O cenário perfeito para um momento histórico: o sol já aquece o último dia de março de 1990 e as arquibancadas estão lotadas, quando a Porsche Carrera Cup estreia em Zolder, na Bélgica.

  


O Porsche 944 Turbo Cup abriu com chave de ouro a história de sucesso da série entre 1986 e 1989. A partir de 1993, a Porsche Supercup é realizada no âmbito da Fórmula 1. Na primeira qualificatória da nova Carrera Cup na Bélgica, Olaf Manthey deixa os boxes no Porsche 911 Carrera 2 Cup verde. Em corridas de carros de turismo, o piloto de 34 anos procedente da Renânia tem a reputação de habilidoso drifter: sempre pisando fundo e sempre executando um leve powerslide – estilo que o marca, tal qual seu famoso bigode. Mas mal entra na pista, Manthey é interrompido. Bandeiras amarelas por todos os lados o obrigam a tirar o pé do acelerador. “Então, aqueci cautelosamente os pneus durante duas ou três voltas”, lembra-se. “Quando a pista finalmente foi liberada, a borracha estava no ponto!” Condições ideais para conquistar a pole com 1:15,50 minuto.

No domingo da corrida, ele se impõe novamente contra a leva de 38 exemplares do 911 Carrera 2 Cup de técnica idêntica e vence a primeira prova da nova série. Nove etapas mais tarde, ao fim da temporada, Olaf Manthey é campeão, e com boa vantagem. Para isso, o amante de derrapagens teve que passar por adaptações radicais, pois o 911 foi o primeiro carro de corrida com motor traseiro de sua carreira. “Uma leve escorregada e você já perdia tempo adoidado”, conta. “O carro requeria uma precisão absoluta na execução de curvas.” O piloto do Eifel se obriga a adaptar-se, o que, segundo ele, lhe custou enormes esforços.

O já lendário espírito competitivo do primeiro campeão da Cup enseja a formação de uma equipe oficial da Porsche. A equipe vence quatro vezes a Porsche Supercup, seis vezes as lendárias 24 Horas de Nürburgring e é vitoriosa na categoria GT em Le Mans (1999, 2013, 2018), conquistando o Campeonato Mundial de Endurance (2015, 2019). As palavras finais do chefe Olaf Manthey: “Em Zolder, nasceu um amor à Porsche que perdura até hoje.”

31.03.1990

Qualificatória – Porsche Carrera Cup
Zolder, Bélgica
4,284 quilômetros de circuito
Olaf Manthey
Porsche 911 Carrera 2 Cup (geração 964)

Heike Hientzsch
Heike Hientzsch