Com dinâmica lateral

O novo Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid não é somente o mais rápido e potente Cayenne de todos os tempos, ele também oferece excepcionais qualidades de dinâmica lateral em uma nova dimensão. A soma de todas as inovações da suspensão o torna muito ágil e manobrável – puro desempenho, eletrificado.

Ilustração: design hoch drei

Andar com o novo Cayenne Turbo S E-Hybrid é de tirar o fôlego: com uma potência combinada de 500 kW (680 cv) e um torque combinado máximo de 900 Nm, ele arranca de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos e alcança uma velocidade máxima de 295 km/h. Mas o SUV não mostra sua classe somente nas retas. Nas curvas, ele se comporta extremamente estável e ágil. Graças a vários sistemas adaptáveis, ele mantém a direção inabalável nas mudanças de faixa – o Cayenne Turbo S E-Hybrid é perito não só em dinâmica longitudinal, como também lateral.

“No novo Cayenne, compilamos e aperfeiçoamos todas as nossas experiências”, conta Karl Heess, diretor de projetos de Suspensão dos Modelos SUV na Porsche. A interação dos sistemas reforça significativamente o desempenho, a segurança na condução e o conforto do novo Cayenne Turbo S E-Hybrid. O Porsche Traction Management (PTM) regula entre os eixos dianteiro e traseiro a distribuição do torque, adaptando-a de acordo com a situação. A suspensão a ar com três câmaras suporta diferentes coeficientes de elasticidade com uma larga faixa – conforme se prefira um estilo de direção mais confortável ou esportivo. O Porsche Active Suspension Management (PASM) regula continuamente em cada uma das rodas a força dos amortecedores, em função do estado do pavimento e do estilo de condução. O Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) tem a função de manter o SUV na posição horizontal em curvas com acelerações laterais de até 0,8 g. O Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus) facilita manobras em curvas, dosando frenagens leve e precisamente, e confere na saída de curvas uma melhor tração, graças ao bloqueio do diferencial 100% variável. E o Porsche 4D Chassis Control interliga todos os sistemas de assistência ao motorista e determina constantemente as coordenadas ótimas da dinâmica veicular.

As rodas de 21 polegadas, também de série, permitem estilos de direção dinâmicos. O Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB) de fábrica proporciona alto desempenho em frenagens sob altíssimas solicitações. O eixo traseiro direcional é opcional. Ele é um investimento eficaz que confere mais agilidade e estabilidade, pois acrescentando três graus ao ângulo de virada do volante, ele não só reduz o raio de giro de 12,1 a 11,5 metros. Até 80 km/h as rodas traseiras também se movem em sentido contrário ao eixo dianteiro – conferindo mais agilidade e precisão. Em retas de alta velocidade, o eixo traseiro direcional eleva a estabilidade, movendo-se até a velocidade máxima paralelamente às rodas dianteiras, por exemplo, na mudança de faixa em rodovias. O eixo dianteiro do Cayenne não tem, portanto, que puxar o eixo traseiro – ele tem papel ativo na execução de curvas. Assim, o Cayenne pode empregar a força combinada do motor de combustão e do motor elétrico de forma segura e inteligente. E o resultado de todo trabalho dos engenheiros? Karl Heess o resume: “A sensação ao dirigir o Turbo S E-Hybrid é de estar num carro esportivo clássico.”

45,5%
do peso do Cayenne Turbo S E-Hybrid repousa sobre o eixo traseiro. A dinâmica lateral beneficia-se da distribuição mais equilibrada.

245 a 162 mm
é a distância do solo permitido pela suspensão a ar com três câmaras. Em interação com o Porsche Active Suspension Management (PASM), a dureza e altura da suspensão adequam-se ao pavimento e à situação.

Até 0,8 g
de aceleração lateral, o sistema eletromecânico Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) compensa os movimentos de rolagem da carroceria.

11,5 metros
é o raio de giro com eixo traseiro direcional, em vez de 12,1 metros sem. Além de mais agilidade em curvas e mais estabilidade dinâmica a alta velocidade, sobretudo em combinação com o Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus).

50%
de redução de peso nos discos de freio do Porsche Ceramic Composite Brake (PCCB).

4D
Com o Porsche 4D Chassis Control, os sistemas de suspensão atuam integrados e de forma proativa à situação iminente.

Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid
Consumo de combustível (combinado): 3,9–3,7 l/100 km
Consumo de energia (combinado): 19,6–18,7 kWh/100 km
Emissões de CO2 (combinado): 90–85 g/km
Classe de eficiência energética: A+

Thorsten Elbrigmann
Thorsten Elbrigmann