1:48,31 minutos
O dia 13 de novembro de 1994 é uma data importante para o automobilismo.
Neste dia realiza-se a primeira corrida internacional de carros na China – uma sensação! Pois nesta época o governo comunista ainda se empenha para ter reconhecimento mundial. Corridas automobilísticas espetaculares devem contribuir para tal. O palco dessa corrida histórica não é Pequim ou Xangai, mas Zhuhai, no Mar do Sul da China. Na década de 1980, a vila de pescadores de outrora se desenvolve como zona econômica especial e se transforma em uma cidade com mais de um milhão de habitantes.
Amada pelos fãs, a série de corridas internacionais GT de longa duração – também chamada de Série BPR devido às iniciais dos criadores Jürgen Barth, Patrick Peter e Stéphane Ratel – realiza ali a corrida do fim de temporada. No trecho de ruas públicas, o grupo de pilotos profissionais e particulares tem que enfrentar fortes ondulações na pista e muros bem estreitos.
A equipe francesa da Larbre Compétition larga com um carro especial: um Porsche 911 Turbo S Le Mans GT, que no ano anterior foi usado, entre outros lugares, em Sebring e Le Mans pela equipe de fábrica da Porsche com os pilotos Hans-Joachim Stuck, Walter Röhrl e Hurley Haywood. Em Zhuhai, o carro é pilotado por três franceses experientes: Jean-Pierre Jarier (48) como piloto estabelecido, bem como Bob Wollek (51) e Jacques Laffite (50).
Na qualificatória, Jarier conquistou a pole position com um melhor tempo de 1:48,31 minutos.
Na largada veloz, os 23 carros – dentre eles doze Porsche – iniciam a corrida que durará 93 voltas. Wollek, piloto da largada, defende o título. Pouco antes da metade do tempo de corrida, Jarier assume o volante. Três voltas antes do final, ele passa a direção para Laffite: “Frère Jacques” pilota o carro com segurança para uma quarta vitória na quarta corrida.
12.11.1994
Qualificatória – 3 horas de Zhuhai
Zhuhai Street Circuit, China
Jean-Pierre Jarier / Jacques Laffite / Bob Wollek
4,2 quilômetros de circuito
Porsche 911 Turbo S Le Mans GT