Paisagens promissoras

Produto, produção, performance:
Taycan – o primeiro esportivo da Porsche movido inteiramente a eletricidade – transforma tudo. Zuffenhausen a caminho da Fábrica de Impacto Zero.

  

0.1 A FLORESTA INVISÍVEL

Nos últimos cinco anos, a Porsche reduziu mais de 75% das emissões de CO2 por veículo fabricado. E isso é apenas o começo. No futuro, o fabricante de carros esportivos deseja evitar qualquer tipo de pegada ecológica na fabricação de seus veículos – uma meta ambiciosa que se torna mais próxima com o passo decisivo da empresa no início da produção do Taycan. Pois o primeiro Porsche com acionamento totalmente elétrico é produzido em Zuffenhausen de modo completamente neutro de carbono. Isso se deve à utilização de energia renovável na produção. Além disso, o biogás economiza milhares de toneladas de emissões de CO2. Um total de 42.000 metros quadrados de áreas arborizadas nos terraços das novas unidades de produção influencia o clima local de forma positiva.

Além disso, uma inovadora fachada de alumínio reduz os dióxidos de nitrogênio – graças a um revestimento especial de dióxido de titânio. Ela atua como catalisador e, sob exposição solar e já com baixa umidade do ar, ela decompõe as partículas poluentes absorvidas em elementos não poluentes como a água e o nitrato. Em um primeiro projeto-piloto, a Porsche está testando a fachada de alta tecnologia que absorve NOx em uma área de 126 metros quadrados de um prédio construído exclusivamente para a produção do Taycan. Do ponto de vista meramente estatístico, a área de alumínio realiza o trabalho de dez árvores. Se os resultados avaliados corresponderem às expectativas da Porsche, esse tipo de fachada será utilizado em outras áreas de prédios. E assim surge uma espécie de floresta high-tech invisível nas instalações da fábrica.

0.2 ÁREAS DE DESCANSO PARA MORADORES

O barulho é um dos tipos de poluição pelo qual as pessoas mais se sentem afetadas. O estresse pode ser extremamente prejudicial à saúde. Por essa razão, a Porsche age de forma particularmente ativa na proteção contra ruídos sonoros no local de produção de Zuffenhausen. Foi assim que surgiu uma nova parede antirruído, de cerca de 250 metros de comprimento, ao longo da divisa norte da Fábrica 2. Ela reduz sensivelmente as emissões de ruído para os moradores mais próximos, particularmente os mais diversos ruídos do trânsito da logística. Outra medida de proteção contra ruídos sonoros diz respeito à zona de entrega e de carregamento para o novo Porsche Taycan. Agora estas áreas se encontram dentro do prédio e isso reduz significativamente o barulho.

0.3 USO RACIONAL DOS RECURSOS

O consumo de energia com uso racional dos recursos se torna realidade já durante a pintura das carrocerias do Taycan. A pós-combustão sustentável reduz o consumo do gás para a limpeza do sistema de exaustão – e consequentemente menos energia se perde no meio ambiente sem ser utilizada. Além disso, é possível usar grande parte do calor perdido no processo de secagem das carrocerias. Traduzindo em números: a pós-combustão sustentável economiza 750.000 quilowatts-hora por ano. A emissão de dióxido de carbono se reduz em mais de 300 toneladas.

A Porsche também economiza água na produção do Taycan. Sistemas de circuito e uso múltiplo, bem como o tratamento responsável de esgotos terão um papel ainda mais importante no futuro. Além disso, a água é fonte de obtenção de energia para a Porsche: a energia hidrelétrica possibilita um abastecimento de energia neutro em CO2. Aliás, a energia consumida em todos os locais de produção provém 100% da energia hidrelétrica.

Annual & Sustainability Report 2018 of Porsche AG

https://newsroom.porsche.com/en/annual-sustainability-report-2018.html

Edwin Baaske
Edwin Baaske

Sebastian Missel
Sebastian Missel