Música da água

Os pneus perdem a aderência e o motorista se torna passageiro – a aquaplanagem é imprevisível. No novo Porsche 911, o Wet Mode confere ainda mais segurança ao veículo. Mas como funciona esta inovação mundial?

  

Purple Rain de Prince, Rain Fall Down dos Rolling Stones ou Here Comes the Rain Again do Eurythmics – há diversos hits internacionais, nos quais a chuva está presente e cujos ritmos imitam o som, o murmúrio e o tamborilar da chuva. Para motoristas de carro, esses ruídos são mais alarmantes que inspiradores, pois chuva forte e pista molhada significam sempre também perigo de asfalto escorregadio ou aquaplanagem. Os engenheiros da Porsche desenvolveram agora um sistema de assistência que ameniza claramente esse perigo: o Wet Mode.

Essa nova tecnologia faz uso do som da água. Sensores acústicos integrados nas caixas das rodas dianteiras sondam ininterruptamente a água espirrada e reconhecem quando a pista apresenta perigo. Areia, sujeira e cascalho, que poderiam acionar o alarme, são ignorados – seu padrão de frequência difere. A partir de um volume crítico de água, o Porsche Stability Management (PSM) e o Porsche Traction Management (PTM) passam para um nível de sensibilidade mais aguçado e se preparam para uma reação imediata. Além disso, futuramente o sistema poderia ainda enviar, através de uma conexão on-line, um alerta de pista molhada aos motoristas das redondezas, cujos veículos estejam equipados com uma interface adequada. Isso também pode reduzir os perigos de acidente no caso de pista molhada. 

Sensores acústicos
Nas caixas das rodas dianteiras, sensores sondam o volume da água espirrada

Indicador do cockpit
Quando a pista está molhada, o motorista recebe a recomendação para ativar o Wet Mode

Um indicador no cockpit recomenda ao motorista do 911 ativar o Wet Mode. Para tal, basta pressionar um botão no console central ou direto no seletor de modos do volante. Com o Wet Mode ativado, o sistema influencia uma série de parâmetros – tendo sempre em vista a mais alta segurança possível na direção. O mais importante: o conjunto propulsor, composto por motor e transmissão. O Wet Mode mantém baixas as rotações através de um aumento de marcha mais antecipado.

O motor responde mais moderadamente ao pedal do acelerador. O sistema de controle de tração ASR fica com um comportamento mais sensível do que o normal, como o freio antibloqueio (ABS) e o módulo de frenagem em curva. Em modelos com tração integral, a carga é distribuída um pouco mais para o eixo dianteiro; permitindo evitar sobresterção e uma repentina derrapada da traseira. O sistema aerodinâmico ativo abre as grades de ar dianteiras e o spoiler traseiro por completo, pressionando o carro esportivo com mais ímpeto contra o chão.

Mais potente, mais largo, mais veloz. A Porsche festeja a oitava geração do 911 assim. O Wet Mode faz o 911 pontuar também no quesito segurança. Enquanto os sensores “escutam” os sons da rua, um passeio na chuva pode até se tornar prazeroso. Por exemplo, ao som de Wassermusik de Händel ou Rain dos Beatles, que, entre outras coisas, diz “Rain, I don’t mind”. Certíssimo.

Grades de ar 
Com o Wet Mode ativado, as grades de ar se abrem. Isso aumenta a estabilidade do veículo

Spoiler traseiro
Com o Wet Mode ativado, o spoiler eleva-se completamente. O downforce aumenta

Sven Freese
Sven Freese