Despoluidores
Adeus, micropartículas de sujeira: desde o início de setembro de 2018, todos os modelos Porsche começaram a ser equipados sucessivamente com filtro de partículas para motores a gasolina; motores de seis e oito cilindros recebem dois filtros, um por bancada de cilindros.
O sistema de filtro de partículas Otto funciona de acordo com os mesmos princípios que os filtros em veículos a diesel. O gás de escape é conduzido do motor à ponteira através de um filtro composto por muitos canais finos, os quais são fechados alternadamente nos sentidos motor e escapamento – e por um bom motivo: orifícios microscópicos entre pares de canais permitem a passagem de moléculas de gás, como o gás carbônico, sem deixar escapar partículas de fuligem, que possuem proporções maiores. Essas são retidas e queimam quando o gás de escape alcança uma temperatura superior a 600 graus Celsius. Existe oxigênio suficiente para essa combustão posterior – ao tirar o pé do acelerador, o motorista faz o motor entrar em operação por inércia.
Resultado do filtro de partículas Otto:
os modelos Porsche mais limpos de todos os tempos
O engenheiro da Porsche Martin Werner e sua equipe trabalharam dois anos para adaptar os motores de ciclo Otto aos filtros. Como os avantajados sistemas de escape não cabiam nos pequenos compartimentos dos motores dos 718 e 911, foram projetados catalisadores primários completamente novos.
Os sistemas de três vias até então usados convertem todos os poluentes disponíveis em estado gasoso, como óxidos de nitrogênio, em inofensivos elementos do ar. Por outro lado, nos catalisadores de quatro vias, os canais dos filtros apresentam revestimento catalítico. “Isso põe fim aos óxidos de nitrogênio e às partículas microscópicas”, explica Werner. Os filtros são relativamente curtos e têm um diâmetro amplo, para insuflar em paralelo o maior número de canais.
As partículas de fuligem coletadas no filtro precisam ser incineradas de tempos em tempos. Esse processo, chamado de recuperação, também precisa funcionar sob temperaturas externas baixas e percursos curtos. Nestes casos, o sistema de comando do motor faz com que o filtro esquente por meio de um aumento da temperatura do gás de escape – por exemplo, através de outra combustão ou um torque maior.
No caso de um longo período de gelo e percursos curtos pode ser necessária uma viagem mais longa com o carro para que seja possível efetuar a recuperação. “Mas no tráfego normal, essas medidas preventivas geralmente não são necessárias”, reforça Werner. Sua equipe realizou várias centenas de milhares de quilômetros de testes e pôs o sistema à prova. O resultado não poderia ser melhor: estes são os modelos Porsche mais limpos de todos os tempos.