Uma força invisível

Dirigir um Porsche é uma experiência única. Estacionar um Porsche, também. Seja com ou sem condutor.

Vagas estreitas que nos fazem virar contorcionistas ao sair do carro, faixas de estacionamento cheias que requerem manobras milimétricas e os temidos balizadores marcados por inúmeros danos na pintura e lataria de um combate corpo a corpo diário: o novo Porsche Cayenne se dá bem ali com muita elegância. Graças ao confortável Remote Park Assist, um conforto com alta tecnologia.

O Remote Park Assist usa sistemas de assistência inteligentes, como, por exemplo, o buscador de vagas, que identifica e indica espaços de estacionamento adequados ao passar por eles. O motorista só precisa parar e habilitar o Remote Park Assist. Se a vaga de estacionamento se encontra à esquerda ou à direita da faixa de rodagem, se é paralela ou perpendicular à estrada, e, neste caso, se o carro deve ser estacionado de frente ou de ré – tudo isso pode ser definido com toques suaves, pois o sistema pode ser facilmente comandado via smartphone. O motorista mantém pressionado o botão OK do aplicativo até o veículo terminar a manobra automática. Mesmo em garagens bem apertadas, o automóvel faz tudo sozinho. O diferencial: o motorista não precisa nem estar sentado ao volante. Ele pode sair do carro e observar o espetáculo sossegadamente do lado de fora.

Passe de mágica

Passe de mágica

Sensores e câmeras Surround View fornecem os dados para manobras de estacionamento ideais

Por mais fácil que pareça, o sistema é complexo: quatro processadores high-tech do controlador central de assistência de direção (zFAS) orquestram outros 20 controladores. Eles analisam em tempo real os dados de doze sensores ultrassônicos. O Remote Park Assist com Surround View calcula uma visão de 360 graus a partir de quatro câmeras individuais, o que ajuda a estacionar e manobrar. Nesta malha digitalizada, o carro se move – com prudência, precisão e segurança ideais. Se o Remote Park Assist reconhecer a proximidade de um pedestre, meio-fio alto ou balizador, o sistema interrompe a manobra de estacionamento ou corrige automaticamente seus próximos passos. A manobra pode ser, claro, suspendida ou reiniciada por telecomando a qualquer momento.

Jürgen Pander
Jürgen Pander