Harmonia de mestre

“Cuvée 356”, eis o nome do vinho que a Porsche encomendou especialmente para o aniversário de seu esportivo mais emblemático. Ele foi criado na Áustria – o país onde o primeiro carro da marca foi fabricado há 70 anos.

Armin Tement mede cuidadosamente uma pequena quantidade de vinho com uma proveta e completa a taça que já está cheia pela metade. Ele gira a taça, sente o aroma, degusta. Então serve um pequeno gole da mistura a seus convidados. Com seu olhar concentrado, os cabelos pretos bastos e o instrumento de medição, Tement se assemelha um pouco a um alquimista prestes a fazer uma grande descoberta. Mas ele não é famoso por transformar um burrinho em ouro, como na fábula. Ele é mestre do processo mágico que transforma uvas em vinho.

Tement é um dos vinicultores mais conhecidos e mais requisitados da Áustria. Nos anos 1980, seu pai Manfred tornou famosas as vinhas da família na região da Estíria do Sul. São quase lendárias as suas habilidades de degustar e de fazer um cuvée, ou seja, a arte de criar um vinho perfeitamente balanceado a partir da mescla de vários barris distintos e melhor do que os elementos que o compõem. Tement júnior é considerado por algumas pessoas como ainda mais talentoso que seu pai. 

Neste dia ele trabalha em uma mistura bastante especial. Diante dele encontram-se diversas garrafas de vinho enfileiradas sobre um barril antigo. Ao seu lado está Alexander Baron von Essen, um dos mais renomados importadores de vinhos da Alemanha, e Holger Schramm, sommelier e gerente do restaurante Christophorus da Porsche, em Stuttgart. Eles vieram à adega de Tement para decidir em conjunto com o pai de Armin, Manfred, e o Dr. Josef Arweck, chefe da Assessoria de Imprensa da Porsche AG, como deve ser o sabor do vinho produzido especialmente para a Porsche.

A ocasião da criação de aniversário é de celebração: pois, no início do verão de 1948, o primeiro Porsche saía às ruas

Harmonioso:

Harmonioso:

Vintner Armin Tement checks the maturation of his cuvée creation.
Degustado:

Degustado:

Wine importer Alexander Baron von Essen (from left), Manfred Tement, and sommelier Holger Schramm from the Christophorus restaurant savor the Cuvée 356 in the wine cellar.

A ocasião para a criação exclusiva deste vinho é festiva. No início do verão europeu de 1948, o primeiro carro esportivo da marca saía às ruas. Um veículo construído por Ferry Porsche, filho de Ferdinand Porsche. Para a comemoração deste aniversário, a empresa decidiu encomendar a produção de seu próprio vinho, o “Cuvée 356”. Pelo fato de Ferry Porsche ser austríaco e de o Porsche 356 “Nº 1” Roadster ainda ter sido produzido em Gmünd/Kärnten, o vinho também deveria vir da Áustria. E porque só se cogitava um dos melhores vinhedos para esse projeto, decidiu-se pela vinícola de Tement.

“Em uma paisagem especial, algo especial também tem que crescer nela” Manfred Tement
Trabalho de precisão:

Trabalho de precisão:

In his graduated cylinder, Armin Tement measures the individual wines comprising the cuvée.

Sua propriedade fica nas proximidades de Ehrenhausen, na rota dos vinhedos, bem próximo da fronteira austríaca-eslovena, uns bons 250 quilômetros de distância de Gmünd. A região de cultivo de vinho na Estíria do Sul é comparada com frequência ao Piemonte ou à Toscana. Uma paisagem montanhosa que parece ser infinita, na sua maior parte com leves ondulações, e por outro lado com escarpas íngremes, quase verticais. Vinhedos cobrem uma grande parte das encostas. Nos vales, riachos sussurram pelas pequenas florestas, casas imponentes de camponeses povoam os cumes. Esta paisagem é entrecortada pelo serpenteado de estradas estreitas – como se tivesse sido feita para Walter Röhrl, lenda do rali e fã da região. Na primavera e no verão, as colinas são verdejantes; no outono, elas brilham em tons fortes de vermelho, marrom e dourado. Névoas esparsas frequentemente se detêm nos declives, enquanto um sol surpreendentemente forte paira sobre elas, até mesmo em novembro.

Mas a Estíria do Sul não é somente conhecida por sua beleza paisagística, como também pelos seus vinhos – ou, nas palavras de Manfred Tement: “Em uma paisagem especial, algo especial também tem que crescer nela.”

“Na minha opinião, os Tements destilam um dos melhores Sauvignons do mundo” Alexander Baron von Essen

Ali, a rainha incontestável das castas é a Sauvignon Blanc, que por muito tempo não foi considerada muito especial. Tement sênior foi um dos primeiros que reconheceu o potencial dessa uva, há 30 anos. “Sempre tive a convicção de que não há uma casta que seja a melhor. Mas isso depende da área de cultivo”, afirma ele. “Aqui na Estíria do Sul, o solo leva a Sauvignon à perfeição.” Há muito tempo os especialistas já lhe deram razão: o papa do vinho, Robert Parker, atribuiu ao Sauvignon Blanc de Tement, “Ried Zieregg” 2015, 97 de 100 pontos.

A Estíria do Sul

A região vinícola de tradição fica ao sul da Áustria, na fronteira eslovena, a uma altitude entre 350 a 600 metros acima do nível do mar. Devido aos dias quentes e às noites frescas, ali as uvas se tornam particularmente aromáticas. As várias colinas propiciam um diversificado “terroir” (relação sol/microclima que define a qualidade do vinho). O solo é composto em parte por corais desgastados do oceano primitivo – nos quais sobretudo os tipos de Burgunder se desenvolvem muito bem. E em parte por argila, marga (“opok”, um solo típico desta região) e areia. Os vinhos brancos são particularmente famosos. Os tipos mais importantes são o Sauvignon Blanc, o Moscatel, o Weissburgunder e o Chardonnay, que ali é chamado de Morillon.

E foi também o Sauvignon que aproximou a Porsche e Tement. Alexander Baron von Essen já conhece a família de vinicultores há muito tempo: “Na minha opinião, a família Tement produz um dos melhores Sauvignons do mundo.” 

Em dezembro de 2017, ele degustou pela primeira vez algumas opções de cuvées nessas vinhas, junto com o embaixador da marca Porsche, Walter Röhrl – e achou o resultado altamente promissor.

Esta pré-seleção é que está agora no barril diante de Armin Tement. Os especialistas, juntos, deverão aperfeiçoar o vinho comemorativo. Após três rodadas de degustação, o grupo chegou a um consenso sobre uma base com Weissburgunder e Morillon, requintado com Sauvignon blanc e Grauburgunder. Então Tement goteja cuidadosamente dois por cento a mais de Sauvignon na ampola e serve, esperançoso, mais uma vez os peritos – e voilà! A quantidade ínfima já basta para dar ainda mais vida e frescor à alma do vinho.

“Ah” e “oh”, murmurados em forma de reconhecimento, ecoam nas paredes altas da adega. O sommelier Schramm mais uma vez afunda bem o nariz na taça, depois balança a cabeça aprovando.

 “Isso é bom – é muito bom! É de tirar o chapéu!”, exclama ele empolgado. O alquimista compôs a mescla ideal.

“Cuvée 356”: o vinho de aniversário

O vinho para o aniversário do Porsche foi apresentado pela primeira vez na festa oficial, em 8 de junho de 2018, no Museu da Porsche, em Stuttgart-Zuffenhausen. No restaurante Christophorus, os visitantes do museu podem pedir o “Cuvée 356”, composto por 65% de Weissburgunder, 18% de Morillon, 12% de Sauvignon blanc e 5% de Grauburgunder. Ele também está à venda na loja do museu. Além disso, o importador de vinhos Alexander Baron von Essen fornece o nobre vinho branco para restaurantes selecionados. Mas também qualquer pessoa interessada pode encomendar com ele o vinho de aniversário, na Alemanha: pelo preço de 19,50 euros por garrafa (incl. ICMS, quantidade mínima de pedido de 18 garrafas, frete livre a partir de 36 garrafas).

Mais informações: www.cuvee356.com

Tobias Müller
Tobias Müller