No limite
Limite: o âmbito no qual a intensificação não é mais possível. Pilotos de corridas e automobilistas vivem nele. O preço: vitória ou derrota, triunfo ou tragédia, euforia ou exaustão. Cenas dos últimos anos de automobilismo da Porsche.
A dúvida é um parasita. Seu hospedeiro é a exaustão. Nas manhãs geladas de uma corrida 24 Horas entre noite e dia, ele ronda sua vítima, o corpo pede sossego, sono, descanso. A tentação é grande, mas ainda maior é a atração. As equipes de corrida têm um termo para isso: limite. A vontade de senti-lo, aproximar-se dele e sempre redefini-lo, sem ultrapassá-lo. Pessoalmente. Na pista. No trabalho. Só poucos o conseguem: homens. Os outros são crianças, como diz Niki Lauda sobre a Fórmula 1. Mas essa é uma outra história.
Suor:
mesmo em corridas extremamente quentes, os mecânicos vestem macacões à prova de fogo
“Não se pode pensar em progresso tecnológico sem o esporte” Ferry Porsche
À noite no boxe da equipe GT:
tensão e pausas para descanso alternam-se a toque de caixa
A permanente busca pelo limite: automobilismo Porsche. Habilidade, pesquisa, paixão: ajudando a inovação nascer. Arte da engenharia, talento e fantasia criando o novo conceito pioneiro de propulsão do Porsche 919 Hybrid. É preciso ter coragem para realizá-lo, força e resistência para colocá-lo em prática com sucesso. Certo ou errado? “Sem esporte o progresso técnico é impensável. Os grandes avanços foram sempre realizados sob pressão e tensão.” Ferry Porsche.
Sintonia total:
a cada segundo pode ser necessária uma troca de pneus. A equipe está sempre em alerta
“Não temos medo de falhar” Ferry Porsche
“Le Mans foi um dos maiores desafios da minha vida” Patrick Dempsey
Bem-vindo ao laboratório de pesquisas chamado automobilismo: sucesso e fracasso, vitória e derrota, sorte e azar, triunfo e tragédia, lágrimas de todo modo, mas sempre públicas. A câmera detém-se na parada decisiva no boxe. Herói é aquele que agora conseguir liberar o carro um piscar de olhos mais rápido. Anti-herói, aquele que deixa cair a porca da roda, sua desesperada mão de mecânico agarrando no vazio, sofrendo na tela em câmera lenta – essas experiências, por um momento registradas para sempre, não são o contrário do sucesso, mas parte dele. Ferry Porsche dizia: “Não temos medo de falhar. Muito pelo contrário, esperamos por isso. Se você não fracassa de vez em quando, é porque realmente não se desafiou.” Frases sem prazo de validade. Sem espaço para dúvidas.