O fim das trevas

Longe do alcance da visão do motorista, algo se move à beira da estrada. Pedestre ou animal selvagem – a escuridão não permite sabê-lo bem. É em situações como esta que o novo assistente de visão noturna da Porsche presta apoio.

Os faróis Matrix LED do Porsche Panamera trazem a claridade do dia às estradas noturnas. O Gran Turismo vem com regulagem ativa do farol alto: o Porsche Dynamic Light System Plus (PDLS Plus). Como um incrível holofote, o farol com comando inteligente abre um túnel de até 200 metros nas trevas. O assistente noturno complementa essa visão no escuro com mais 100 metros. Nesta área, identifica seres humanos e animais de grande porte ainda não iluminados pelos faróis – e alerta o motorista com antecedência. O qual, graças ao sistema de assistência, pode desacelerar o Porsche a tempo e passar mais devagar pela zona de perigo.

O assistente de visão noturna funciona da seguinte forma: uma câmera térmica instalada na dianteira do Panamera registra as radiações infravermelhas que todo objeto vivo emite. Um controlador processa uma imagem chamada de imagem térmica e a transfere para a tela da direita (“Car & Info”) dos instrumentos. Quando a câmera térmica registra seres humanos ou animais, eles são destacados na imagem em preto e branco com um contorno amarelo. Intuitivamente, o motorista é alertado ao perceber a mudança de cor. Se o sistema classificar a situação como perigosa, o contorno amarelo fica vermelho. Mesmo se outra função estiver habilitada nesta tela do Porsche Communication Management (PCM), no momento em que identifica o perigo, o PCM muda automaticamente para a imagem do assistente de visão noturna. Ao mesmo tempo, para permitir uma frenagem do Porsche com a máxima rapidez, os freios são preparados sem que o motorista perceba. Simultaneamente, o mostrador “Speed & Assist”, situado à esquerda do conta-giros no painel de instrumentos, exibe um pictograma para pedestre ou animal.

Portanto, o sistema pode diferenciar entre ser humano e animais. Isso é importante, pois especialmente os animais selvagens são imprevisíveis. Ao mesmo tempo, é dado um sinal acústico. O PDLS Plus envia três sinais breves de luz para pedestres (função “Matrix Beam”), se o assistente de visão noturna classificá-los como em perigo. Eles quase não percebem estes sinais de flash, mas ficam mais visíveis para o motorista. Por outro lado, animais não são iluminados pelo PDLS Plus; eles poderiam se assustar e, assim, ficar ainda mais perigosos.

O assistente de visão noturna liga automaticamente e fica ativo até uma velocidade de 250 km/h. Na área metropolitana, o sensor de animais desativa-se automaticamente. Assim, evita-se um possível alarme falso causado por um cão na coleira. Fontes de radiação térmica, como o motor recém desligado de uma moto, também são ignoradas pelo assistente de visão noturna.

Thomas Fuths
Thomas Fuths